Publicidade

Veja as dicas da instrutora de ioga e saiba como respirar corretamente

Respirar de forma consciente, prestando atenção no ar que entra e sai dos pulmões, é a maneira mais fácil para fazer a conexão com a nossa alma

Mariana Branco – Mariana Branco/ Modelo Dynamic

Para a instrutora de ioga Mariana Branco, de Curitiba, quando respiramos de forma consciente, prestando atenção no ar que entra e sai dos pulmões, é mais fácil fazer a conexão com a nossa alma. Nesses momentos, a calma e a confiança se estabelecem. “Na ioga, chamamos respiração de pranayama. Prana significa força vital, que sustenta e gera a vida. Yama quer dizer domínio”, diz ela, autora de #atitudeyoga (lançamento independente), que fala sobre a atuação positiva da respiração no corpo e na mente. 

Publicidade
Para conquistar serenidade, ela aconselha fazer, diariamente, o pranayama Nadi Shodhana – trabalha os dois lados do cérebro. Primeiro, sente-se com as costas retas. Una os dedos polegares e indicadores. Inspire e esvazie por completo os pulmões. “A seguir, obstrua a narina direita com o polegar ou com o indicador e inale pela esquerda. Retenha o ar nos pulmões. Obstrua, então, a narina esquerda com o dedo anular e exale pela direita. Inspire por essa mesma narina e mantenha o ar. Com os pulmões cheios, troque de narina expirando pela esquerda. Faça dez ciclos mantendo o mesmo tempo para inspirar e para expirar. E troque de narina sempre com os pulmões cheios.” 

MARIANA BRANCO