Publicidade

Como os exercícios são capazes de melhorar as chances de gravidez?

Tanto para a mulher quanto para o homem, exercícios físicos como corrida, musculação, pilates, entre outros, são benéficos para melhorar a produção de hormônios importantes para a gravidez

Como os exercícios são capazes de melhorar as chances de gravidez? – Foto de Ron Lach no Pexels / Foto de senivpetro no Freepik

Hoje, 6 de abril, é celebrado o dia mundial dos exercícios físicos. Além de todos os benefícios que já conhecemos sobre a prática de atividades, a gravidez também pode ser mais uma vantagem. O sedentarismo pode causar a infertilidade, de acordo com especialistas.

Publicidade

“Além das causas naturais e do envelhecimento, sabemos que há um impacto da vida moderna e dos maus hábitos de vida nas causas da infertilidade. O sedentarismo e a obesidade, por exemplo, também dificultam muito a concepção de um filho”, explica o Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana.

Como os exercícios são capazes de melhorar as chances de gravidez?

O médico explica que homens que participaram de programas de fertilização in vitro e realizaram exercícios regulares moderados a vigorosos tinham concentrações de espermatozoides mais altas do que os homens menos ativos.

“Esse é um dado importante, porque o hábito de vida de ambos, tanto do homem quanto da mulher, importa para o sucesso da fertilização”, explica o especialista. “É de vital importância que os médicos de fertilidade aconselhem as pacientes sobre os fatores de risco modificáveis do estilo de vida.”

+++ Plantas para o exercício físico? Sim! A natureza pode te ajudar nas atividades diárias; entenda

Publicidade

Um dos grandes benefícios do exercício físico com relação à fertilidade está no melhor controle do peso. Além de favorecer o surgimento de doenças como diabetes e hipertensão, que podem causar problemas durante a gestação, a obesidade também possui influência direta sobre a fertilidade. Já nas mulheres, o peso inadequado também interfere na produção dos hormônios sexuais femininos.

O médico também argumenta que a corrida está ligada a uma maior produção de serotonina, hormônio do prazer, ao mesmo tempo em que permite modulação do estresse, por meio da diminuição dos níveis de cortisol.

“Altos níveis de estresse podem tornar as chances de um casal engravidar menores. Isso porque o estresse causa processos fisiológicos que podem interferir na produção de hormônios reprodutivos importantes, além de, no homem, favorecer o surgimento de proteínas inflamatórias que prejudicam a qualidade do esperma”, diz o especialista. 

Publicidade

+++ Médico brasileiro que cuida de indígenas é homenageado por Papa Francisco em vídeo

Também há um benefício mental quando o paciente começa a praticar atividade física e superar seus próprios limites. “Isso acaba funcionando como um parâmetro para sua vida e, geralmente, ele consegue ter a mesma determinação na alimentação e também largando vícios como tabagismo e álcool, que também interferem negativamente na fertilidade.”

No entanto, o especialista faz uma ressalva: tudo em excesso faz mal, o que também vale para a realização de atividade física. Equilíbrio é tudo!

Publicidade