O período da gestação é encarado pelas mulheres de maneiras muito diferentes, sabia? Afinal, são tantas as mudanças que o corpo passa antes do parto! Além das reações no corpo, as sensações na mente e no espírito também variam de uma para a outra! São diversos fatores, além da questão hormonal que deixa tudo mais complicado emocionalmente.
Exercícios para um parto tranquilo
Além de uma boa alimentação, os exercícios físicos também são muito importantes nessa fase da vida. O personal trainer Samorai explicou que é necessário entender que todo o processo de gestação até o parto é uma performance que exige uma preparação.
“Quando pensamos em gestantes, pensamos essencialmente em alguém que terá uma jornada longa pela frente e essa jornada não se resume só ao tempo de gestação, ela vai muito além porque depois tem filho e tudo isso gera bastante implicação na vida da família, da mulher, das rotinas, dos cuidados que ela passa a ter, de stress que ela não tinha, das horas de sono mal dormidas”.
Vamos praticar?
Um exercício de força, por exemplo, é ficar de cócoras e mover o corpo nos três planos, para frente, para trás, para um lado, para outro. Além de dar sustentação para a gestante durante a gravidez, ainda prepara para o parto. Essa é uma posição que exige equilíbrio. Por isso, a gestante precisa de força, potência e mobilidade.
Uma opção para quem não consegue ficar de cócoras é usar um apoio, como um espaldar ou o TRX, o que torna esses movimentos um pouco mais fáceis.
Outro exercício que trabalha força é o agachamento. Esse é unilateral e, dessa forma, estimula mais estabilidade de quadril, abdômen e tronco. Após o nascimento do bebê, a mãe carrega-o muito no colo. Logo, vamos fortalecer a musculatura.