Publicidade

Crianças de dez anos estão usando produtos de adulto; entenda perigo

Meninas estão indo à lojas de cosméticos para comprar itens de beleza e higiene, mas especialistas alertam para os cuidados necessários com a pele nesta etapa da vida

crianças-de-dez-anos
Crianças de dez anos correm riscos usando produtos de adulto – Reprodução / Freepik

Antigamente, víamos a maioria das crianças de dez anos brincando de bonecas. Hoje, elas estão fazendo skincare com produtos que adultos costumam utilizar, desenhando delineados melhor que as mulheres maduras e pintando suas unhas com esmaltes dos mais coloridos. Muitos pensam que são crianças além de seu tempo, mas quais são os perigos de tudo isso? Veja abaixo:

Publicidade

Salão de beleza para crianças

Aparentemente, os pequenos estão adorando tanto fazer as unhas, que os adultos criaram até salões de beleza para eles. Porém, há de ter cuidado, já que há riscos de desenvolver alergias quando o produto entra em contato com a pele. “O esmalte é alergênico, mas a alergia não surge na primeira vez em que se usa o esmalte, demora um certo tempo pra aparecer. É uma dermatite de contato alérgica. E quanto mais cedo começa a usar maior a chance de desenvolver esse problema”, alerta a presidente do Comitê de Dermatologia Pediátrica da Sociedade Mineira de Pediatria, Cláudia Márcia Resende Silva ao portal Terra.

Para aquelas que sonham em fazer luzes ou pintar o cabelo, o dermatologista João Paulo Junqueira, em entrevista ao R7, aconselha esperar, pois esses produtos podem interferir no desenvolvimento natural, e ao fazer escovas, alisar, descolorir ou qualquer procedimento que envolva química, os fios são agredidos, fazendo com que o cabelo fique quebradiço e sem brilho.

Apenas maquiagens infantis

No caso das maquiagens, é melhor optar por versões voltadas para o público infantil. Entretanto, ainda sim, com cautela. “É importante ter atenção redobrada com as substâncias muito próximas aos olhos, como rímel e sombras, que oferecem alto risco de irritações”, ressalta Junqueira.

Skincare não é a solução para crianças de dez anos

A pele das crianças de dez anos – ou menos – ainda não está pronta para receber certos produtos, portanto, deixe-as longe deles, pois, segundo a dermatologista pediátrica britânica, Tess McPherson, eles podem causar irritação e são potencialmente perigosos. “São produtos vendidos como empoderamento, mas na verdade se aproveitam de vulnerabilidades”, relata à BBC.
@stevensfam.tv Its expensive around here #shorts #meme #fyp #trending #foryou #tiktok #family ♬ original sound – The Stevens Family

Publicidade