Publicidade

Ter uma crença espiritual ajuda o cérebro; entenda

A crença espiritual traz inúmeros benefícios, seja para ajudar a enfrentar um momento difícil ou cultivar relacionamentos; veja por que

crença-espiritual
Entenda como a crença espiritual pode beneficiar seu cérebro – Arina Krasnikova / Pexels

A espiritualidade acaba sendo uma parte muito importante na vida de diversas pessoas, mas ela vai além da fé. Ter uma crença espiritual traz inúmeros benefícios, inclusive para o cérebro, segundo o que já foi comprovado. E que tal entender um pouco mais sobre o assunto através dos conhecimentos do neurocientista Fabiano de Abreu Agrela?

Publicidade

Primeiramente, para explicar a importância, o especialista afirmou que elas são responsáveis pelas regiões cerebrais que governam a emoção e a autopercepção de maneira positiva e ajudam a interpretar riscos e tomar decisões.

Nas horas mais difíceis

Muitas vezes, quando alguém se encontra em uma situação de saúde difícil ou preocupado com alguma pessoa amada, acaba pedindo ajuda para uma força maior. Cientificamente falando, há uma justificativa: “A crença espiritual fornece uma estrutura ativa-cognitiva que ajuda a lidar com desafios existenciais, gerenciar a doença e melhorar a qualidade de vida durante períodos de doença”, relata.

No caso de doenças psicológicas, as pessoas que possuem seus credos estão potencialmente mais protegidas e tendem a se sentir menos vazias. Para essas, são fornecidos recursos significativos com adversidades, reforçando o sentido da vida. Além disso, para alguns, a somatização tende a ser reduzida, pois sua saúde mental é beneficiada.

“Por outro lado, se houver uma adesão rígida à essas crenças, a somatização pode aumentar e interferir na capacidade de adaptação emocional e psicológica”, relata.

Publicidade

Melhora relacionamentos

De acordo com o profissional, um estudo encontrou uma correlação positiva forte entre as crenças religiosas e espirituais e a autoestima elevada, além de uma correlação negativa com depressão e estresse. “Isso sugere que as crenças espirituais podem fortalecer a auto-percepção e mitigar fatores psicológicos negativos, influenciando positivamente tanto o indivíduo quanto suas relações interpessoais”, esclarece.

A crença espiritual leva ao sucesso?

Agrela enfatiza que o sucesso na vida é influenciado por diversos fatores, indo desde o contexto pessoal e social, passando pela inteligência até os aspectos culturais. E, embora alguns estudos demonstrem que a crença espiritual pode melhorar a qualidade de vida, não há evidências claras que determinem isso diretamente. “Portanto, o sucesso envolve uma combinação complexa de diversos elementos além das crenças pessoais”, completa.

Publicidade