NASA pode comprovar o dia exato em que Jesus foi crucificado? Entenda

Modelos astronômicos da agência espacial indicam que ocorreu um eclipse lunar em três de abril de 33 d.C; versículos bíblicos já narravam o fenômeno

Jesus
Modelos astronômicos da agência espacial indicam que ocorreu um eclipse lunar em três de abril de 33 d.C, dia em que Jesus morreu – pixabay/geralt

Diversos textos bíblicos narram os acontecimentos de três de abril de 33 d.C, momento que Jesus foi crucificado. Muitos deles se focam na paisagem e na forma com que o dia virou noite repentinamente. Um exemplo é o versículo Mateus 27:45, que diz “Do meio-dia até as três da tarde, a escuridão cobriu toda a Terra”. Até recentemente, não havia explicações cientificas para o fenômeno. No entanto, a NASA não somente descobriu o que aconteceu, como corroborou com os fatos religiosos.

Publicidade

NASA desvenda crucificação de Jesus

De acordo com os modelos astronômicos da agência espacial, no dia da morte do filho de Deus, logo após o pôr do Sol, ocorreu um eclipse lunar, que deixou o astro vermelho sobre Jerusalém. “Na sua crucificação, o sol escureceu; as estrelas apareceram e em todo o mundo, as pessoas acenderam lâmpadas desde a sexta hora até a tarde; a Lua apareceu como sangue”, diz uma passagem do Relatório de Pilatos, parte dos apócrifos do Novo Testamento.

Anteriormente, os pesquisadores Colin Humphreys e W. Graeme Waddington, da Universidade de Oxford, com base nas escrituras bíblicas, já haviam levantado a teoria do fenômeno natural. Entretanto, a comprovação de que os religiosos teriam narrado um eclipse chegou somente após a NASA analisar uma tecnologia de rastreamento que traçou as posições da Terra, da Lua e do Sol ao longo da história.

Outro levantamento dos estudiosos, no entanto, chamou ainda mais atenção. Em seus estudos, Waddington e Humphreys ressaltaram uma passagem do Antigo Testamento, que já citava tanto o evento celeste, como a crucificação. “O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor”, diz Joel 2:28-31.

Além disso, os historiadores acreditaram que, ao escrever um trecho bem semelhante a este, 50 dias após a morte de Jesus, o apóstolo Pedro estava alertando aos fiéis que a profecia de Joel havia se concretizado. Assim, eles destacam que a descoberta da agência, atrelada aos trechos bíblicos, evidencia que a crucificação de Cristo ocorreu em três de abril.