Pôr do sol alaranjado é sinônimo de poluição? Entenda
Por que o sol está laranja ao entardecer? A Lua também pode mudar de cor? Veja essa e outras respostas na matéria
Por que o sol está laranja ao entardecer? A Lua também pode mudar de cor? Veja essa e outras respostas na matéria
Nos últimos dias, você pode ter se deparado com fotos do pôr do sol alaranjado pelas redes sociais e ainda as elogiado. Mas saiba que isso não é tão benéfico para o meio ambiente. Abaixo, vamos te explicar como este fenômeno está ligado ao clima e à situação do Brasil neste momento.
A cidade de São Paulo foi considerada a metrópole com pior qualidade do ar por três dias seguidos, segundo o serviço de monitoramento suíço IQAir. Este ocorrido está diretamente ligado com o sol alaranjado que está aparecendo no local e em outras cidades. Isso porque, segundo a metereologista da Climatempo, Josélia Pegorim, explicou ao G1, “a cor está relacionada com a interação da luz com os poluentes, que ficam concentrados na camada baixa da atmosfera, mais próxima da superfície”.
Por outro lado, não só a poluição está tendo responsabilidade pelo acontecimento, como também as queimadas que estamos presenciando. Confira o que o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ao portal de notícias gaúcho ‘Zero Hora’: “Essa pluma com vestígios das queimadas impede a passagem íntegra dos raios solares, que se espalham pela nuvem e refletem de volta ao Sol, o que resulta nessa tonalidade mais avermelhada ou alaranjada”.
Não se assuste se você notar que a Lua também está mudando de cor, pois não se trata de eventos astronômicos, como a ‘Lua de Sangue’, mas sim do mesmo motivo. A profissional do Climatempo afirma que “a alta concentração de poluentes pode modificar a coloração do satélite. E, quanto mais ao horizonte ele se encontrar, mais vermelho vai parecer, por conta do reflexo da luz nas partículas de poluição”.