Publicidade

Estudo aponta que amamentar por 12 meses ajuda a reduzir chances de problemas cardíacos

Para as mamães de plantão! Você sabia que as mulheres que amamentam por 12 meses têm menos probabilidades de desenvolverem doenças cardiovasculares?

Estudo aponta que amamentar por 12 meses ajuda a reduzir chances de problemas cardíacos – Foto de MART PRODUCTION no Pexels

Um estudo científico publicado na revista JAHA (Journal of the American Heart Association) revelou um dos maiores poderes da amamentação para as mães: as mulheres que amamentam seus filhos por 12 meses ou mais têm menores chances de desenvolverem doenças cardíacas.

Publicidade

Estudo aponta que amamentar por 12 meses ajuda a reduzir chances de problemas cardíacos

Durante uma década, os pesquisadores analisaram toda a saúde de mais de 1,2 milhões de mulheres com idade média de 25 anos no primeiro parto. Em comparação com mulheres que nunca amamentaram, as que relataram amamentar durante a vida tiveram um risco 11% menor de desenvolver doenças cardiovasculares.

“Coletamos informações, por exemplo, sobre quanto tempo as mulheres amamentaram durante a vida, o número de partos, a idade do primeiro um ataque cardíaco ou um derrame mais tarde na vida ou não”, explicou Lena Tschiderer, uma das autoras do estudo.

Em 10 anos, as mães que amamentaram em algum momento de sua vida tiveram 14% menos probabilidade de ter doença cardíaca coronária, com 12% menos probabilidade de sofrer derrames e 17% menos probabilidade de morrer de doença cardiovascular.

+++ Mãe de Marília Mendonça e pai de Cristiano Araújo se encontram e falam sobre superação

Publicidade

“Mesmo que os benefícios do aleitamento para os bebês já sejam bem conhecidos, as mães devem pensar na amamentação como uma forma de melhorar a própria saúde também. Além de fornecer a nutrição ideal para o filho, agora temos ainda mais evidências de que ela é capaz de reduzir o risco pessoal de doenças cardíacas”, completou Shelley Miyamoto, também autora da pesquisa.

+++ Como melhorar sua autoconfiança e passar a acreditar no seu potencial?

Publicidade