Fertilização In Vitro após os 40 anos: é possível? Especialista explica
Assim como na gestação espontânea, taxa de sucesso da Fertilização In Vitro com óvulos próprios também é afetada pela idade

Assim como na gestação espontânea, taxa de sucesso da Fertilização In Vitro com óvulos próprios também é afetada pela idade
Um dos fatores de maior impacto nas chances de gravidez é a idade da mulher, visto que mulheres já nascem com uma quantidade pré-determinada de óvulos, que também envelhecem com o passar dos anos, com consequente diminuição de sua qualidade, passando a apresentar mais alterações cromossômicas e menos energia para gerar um embrião saudável.
Muitas mulheres enxergam a Fertilização In Vitro (FIV), um dos tratamentos de reprodução humana mais populares, como a grande solução para conseguir engravidar em idades mais avançadas, após os 40 anos, por exemplo. No entanto, o que poucas sabem é que as taxas de sucesso da FIV também são afetadas pelo processo de envelhecimento.
“Isso porque o que determina a chance de gravidez é a idade do óvulo utilizado. Para se ter uma ideia, a chance de gravidez na FIV com óvulo próprio aos 44 anos é apenas de 5% e aos 45 anos é menor que 1%”, explica o Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana e diretor clínico da clínica Mater Prime, em São Paulo.
O médico afirma que existem sim exceções à regra, como mulheres com reserva ovariana acima da média ou que congelaram os óvulos anteriormente. Porém, para mulheres que querem engravidar em uma idade avançada e não se enquadram nesses casos excepcionais, a boa notícia é que é possível sim optar pela Fertilização In Vitro por meio da ovorecepção.
Para mais informações, CLIQUE AQUI e acesse a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, parceira da BONS FLUIDOS.