‘Preciso emagrecer antes de engravidar?’ Veja o que diz especialista

É preciso emagrecer, controlar o peso, para engravidar? Essa dúvida comum nos consultórios foi respondida pelo Dr. Fernando Prado, médico ginecologista e obstetra

engravidar
”Preciso controlar o peso antes de engravidar?” Médico responde! – Foto: nakaridore / Freepik

‘Preciso emagrecer antes de engravidar?’ Esta parece ser uma das principais questões para quem quer ter um filho. Além de prezar pela própria saúde na gestação, a saúde do feto deve estar em primeiro lugar. Por isso, conversamos com Dr. Fernando Prado, especialista em Reprodução Humana, Membro da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM).

Publicidade

Inicialmente, ele explica que estar acima do peso pode representar um risco de desenvolvimento de diversas doenças metabólicas, além de problemas como câncer e doença cardiovascular. Mas os muitos quilos a mais – ou a menos – na balança podem também interferir na fertilidade.

“A ovulação e a função reprodutiva são eventos biológicos dependentes das reservas energéticas do corpo. Não só o peso em específico, mas principalmente a composição corporal e a distribuição de gordura no corpo, além da qualidade da dieta e o sedentarismo, podem, sim, estar ligados à infertilidade feminina”, explica. “Extremos como magreza e obesidade são considerados fatores de risco para infertilidade ovulatória entre as mulheres”, conclui.

Especificamente sobre o excesso de peso corporal, o médico explica que ele está associado a distúrbios do ciclo menstrual e infertilidade, especialmente porque interfere na fase de ovulação. “Sabemos que os distúrbios ovulatórios representam 25 a 50% de todas as causas de infertilidade em mulheres. Uma proporção significativa está direta ou indiretamente relacionada ao sobrepeso e à obesidade”, conta o médico.

Preciso emagrecer para engravidar?

Especificamente sobre o excesso de peso corporal, o médico explica que ele está associado a distúrbios do ciclo menstrual e infertilidade, especialmente porque interfere na fase de ovulação. “Sabemos que os distúrbios ovulatórios representam 25 a 50% de todas as causas de infertilidade em mulheres. Portanto, uma proporção significativa está direta ou indiretamente relacionada ao sobrepeso e à obesidade”, conta o médico.

Bons Fluidos é um portal dedicado ao bem-estar, qualidade de vida e espiritualidade. Oferecemos conteúdos inspiradores e informativos sobre práticas saudáveis, terapias alternativas, equilíbrio emocional e conexão espiritual.