Publicidade
Aluna com TEA e TDAH é aprovada em Engenharia Aeroespacial e comemora – Arquivo pessoal

Que conquista! A estudante Laís Coelho, de 18 anos, possui TEA (Transtorno do espectro autista) e TDAH (Transtordo do déficit de atenção com hiperatividade). Ela acabou de ser aprovada em Engenharia Aeroespacial, na Universidade de Brasília (UNB). Em sétimo lugar na lista, ela se mostrou muito feliz pela conquista, mas frisou que está assustada porque vai ter que se mudar — Laís é de São Luís, no Maranhão.

Publicidade

Aluna com TEA e TDAH é aprovada em Engenharia Aeroespacial e comemora

Em entrevista ao Estadão, ela disse que a falta de diagnóstico de autismo atrasou seus estudos, mas nunca desistiu deles. A estudante apenas descobriu ter TEA há um ano. 

“O TEA tem três níveis de suporte: um, dois e três. O nível um é o que menos necessita de suporte, que é o meu caso. Eu tive um diagnóstico tardio do autismo, não faz nem um ano. Pela falta do diagnóstico acabou sendo bastante complicado durante o ensino fundamental e o ensino médio. No fundamenal, foi a época que eu mais sofri preconceito e ações que fizeram me sentir muito mal e que vieram de alguns poucos professores, mas principalmente de colegas de turma.”

+++ Ana Maria Braga completa 73 anos e celebra a vida: ”Recebendo muito carinho”

Laís disse que que sua mãe é pedagoga e isso a ajudou a lidar com os dois déficits. A estudante contou que a mãe soube lidar com a sua formação e com suas necessidades. Agora, ela está superfeliz pela aprovação, mas assustada com a mudança.

Publicidade

“Eu fiquei muito feliz. Fiquei muito animada. Eu tava meio surpresa um pouco, achei que não ia passar. Eu e minha família, a gente já estava planejando isso [de se mudar para Brasília], mas como eu moro no Maranhão, ia ser meio complicado mudar para Brasília, porque nós temos familiares lá, mas eu não consigo morar com eles porque eles não estão próximos à faculdade. É meio assustador, porque eu vou ter que ir embora”, completou.

+++ Vira-lata no topo! Ranking elege raças de cachorro favoritas de tutores

Publicidade