Café à prova de balas: saiba porquê CEOs e atletas estão misturando manteiga no café

Conheça os benefícios do Bulletproof Coffee e saiba como ele surgiu e se popularizou

Conheça os benefícios do famoso Bulletproof Coffee – Pexels/ Andrea Piacquadio

Não é novidade para ninguém que o café é uma bebida estimulante que ajuda o corpo a acordar, deixa-lo em estado de alerta e queimar calorias. Tudo isso devido à cafeína e aos antioxidantes presentes no grão, no entanto, nenhum desses benefícios significa muito se você está bebendo o café errado.

Publicidade

O problema é que nem todo mundo sabe a quantidade certa de ingerir o café para extrair os melhores benefícios da bebida, além disso, é difícil encontrar um café de qualidade, com grãos selecionados, que forneça todas estas funções.

+ VEJA TAMBÉM: Todo apaixonado por café deve saber estes 7 fatos científicos curiosos sobre a bebida mais amada do mundo

O Buletproof Coffee, ou café à prova de balas, em português, não é um café com leite comum. A receita é estimulante e de alto desempenho que ajuda desde estudantes que necessitam de energia e concentração, até CEOs e atletas profissionais que precisam que o corpo e o cérebro mantenham um alto desempenho durante todo o dia. 

A bebida, que começou a ser tomada nos EUA e bombou pelo mundo em 2016, consiste na adição de gorduras e outros ingredientes que ajudam a tornar o café uma bebida mais consistentemente, espumosa e energizante. 

Geralmente, manteiga e óleo são misturados no café para acrescentar nutrientes que ajudarão o organismo a extrair o melhor da bebida. A manteiga mais recomendada para adicionar é a Ghee sem sal e um óleo rico em triglicérides de cadeia média, como o óleo de coco extravirgem.

Como surgiu o Bulletproof Coffee

Dave Asprey era um empresário de sucesso do Vale do Silício quando começou a desenvolver problemas de saúde associados a sua obesidade. Pesando quase 135 quilos, ele se sentia cronicamente cansado e suas funções cerebrais estavam começando a minguar.

Publicidade

Por anos, ele tentou restringir calorias e malhar todos os dias, mas nada ajudou. Quando ele tinha 30 anos, os médicos de Dave disseram que ele corria um grande risco de sofrer um derrame ou ataque cardíaco muito em breve.

Dave teve a ideia do café à prova de balas depois de uma caminhada no Tibete em 2004. A 18.000 pés acima do nível do mar e -10 graus Fahrenheit, sua energia estava despencando – até que ele cambaleou em uma casa de hóspedes e um morador local lhe entregou uma xícara cremosa de manteiga de iaque chá.
 

Publicidade