inspiracao   / Histórias que Inspiram

Conheça o ex-segurança de um hospital que voltou a trabalhar no local como médico residente

A história de Russell Ledet inspirou jovens de minorias a não desistirem de seus sonhos

Bons Fluidos Publicado quarta 26 agosto, 2020

A história de Russell Ledet inspirou jovens de minorias a não desistirem de seus sonhos
Conheça a história do norte-americano que foi de segurança de um hospital a médico residente no mesmo local - Instagram/ @theguywithyes

A história de Russell Ledet rodou o mundo e inspirou centenas de milhares de internautas que conheceram a trajetória do homem que foi de segurança de um hospital a médico residente no mesmo local. 

Criado por uma mãe solteira em um bairro pobre de Lakes Charles, em Louisiana, nos Estados Unidos, Russell não tinha condições de pagar um universidade de medicina, no entanto, mesmo diante dos altos custos para estudar nos EUA, ele não desistiu. 

Ele trabalhou como segurança no hospital Baton Rouge General Medical Center, no estado de Louisiana, durante 5 anos até entrar para a Marinha norte-americana. Com o salário na Marinha, Russell conseguiu iniciar o curso de medicina. 

+ VEJA TAMBÉM: No Piauí, pai monta barraca a 500 metros de casa para filho ter acesso à internet e assistir a aulas online

"Achava que apenas pessoas ricas iriam para a faculdade [...] É um sonho virando realidade", destacou ele em entrevista à BBC. 

Hoje, aos 34 anos, o estudante de medicina aguarda finalizar seus estudos na Universidade de NYC, especializado em Oncologia Molecular, e na Universidade de Tulane, onde completará os estudos em Maio de 2022, mas devida à pandemia, ele já está atuando na linha de frente contra a Covid-19 no mesmo hospital onde atuou como segurança. 

No final de 2019, Russell teve uma iniciativa, que mais tarde viralizou na web. Ele organizou uma foto com 15 estudantes negros de medicina em frente à antiga senzala em Whitney Plantation, um museu da escravidão na Louisiana.

O sucesso da foto foi tanto que ele e o grupo criaram o projeto "The 15 White Coats", que tem como objetivo arrecadar dinheiro para estudantes de medicina minoritários. 

"Quando você pergunta a uma criança negra agora como é a aparência de um médico, eles descreverão um homem branco. Para mudar isso, eles precisam ver imagens que se alinham com a realidade", disse ele à BBC.

Estudantes negros de medicina fotografam em frente a antiga senzala
Instagram/ @@theguywithyes

Último acesso: 25 Oct 2020 - 22:34:44 (1043308).