Publicidade

“Dei a vida a ela duas vezes”; mãe doa rim e salva a filha

Em março, Agna e Adriana realizaram o transplante, no interior do Pará; mãe falou sobre a emoção de doar o rim para a filha

"Dei a vida a ela duas vezes"; mãe doa rim e salva a filha
“Dei a vida a ela duas vezes”; mãe doa rim e salva a filha – Divulgação/Comunicação Pró-Saúde

Em Santarém, cidade localizada a oeste do Pará, uma mãe ajudou a salvar a vida da filha doando um rim. Agna, de 36 anos, fez um transplante de rim para Adriana, de 20. O procedimento foi realizado no dia 22 de março no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), unidade do Governo do Pará. Após a alta hospitalar, mãe e filha comemoraram não só o Dia das Mães, mas também um recomeço para Adriana.

Publicidade

“Dei a vida a ela duas vezes”; mãe doa rim e salva a filha

Desde os 14 anos, a jovem é portadora de lúpus, doença autoimune que ataca as estruturas saudáveis do próprio organismo. Há cerca de um ano e meio, Adriana foi diagnosticada com uma condição renal crônica. Ela realizava sessões de hemodiálise semanalmente: “Realizava hemodiálise três vezes por semana. Eram quatro horas ligada à máquina e muitas vezes chegava em casa e passava mal, por ser um tratamento difícil”, contou, ao G1.

+++ Vocalista do Metallica faz ligação para mãe que teve filho em show

Os médicos indicaram que ela fizesse transplante e, assim, ela entrou na fila nacional para receber o órgão de um doador falecido. Porém, eles alertaram que o processo poderia demorar e que alguém da família poderia doar, caso houvesse a compatibilidade. A mãe realizou todos os testes e os profissionais confirmaram que ela podia ser a doadora.

“Ela é minha única filha e tudo que mais amo. Eu fiz a doação, mas o presente que realmente importa é vê-la se recuperando. Dei a vida a ela duas vezes”, disse Agna.

Publicidade

+++ Mãe e filha trabalham juntas em estudos relacionados a tratamentos oncológicos

Os médicos explicaram que, com o transplante, Adriana conseguirá retomar as funções renais, não precisando mais realizar as longas e difíceis sessões de hemodiálise.

Publicidade