Eclipse solar formará ‘anel de fogo’ e vai movimentar o céu para marcar o início do solstício de verão no hemisfério norte
Primeiro eclipse solar do ano de 2020 marcará o início do verão em algumas regiões do planeta
Primeiro eclipse solar do ano de 2020 marcará o início do verão em algumas regiões do planeta
Alguns pontos do hemisfério norte poderão ter o privilégio de contemplar o primeiro eclipse solar do ano a partir do próximo domingo, 21 de junho, e contará com um fenômeno especial que tornará o eclipse ainda mais fascinante.
O eclipse anular tornará o céu mais avermelhado e formará uma espécie de ‘anel de fogo’ em torno do Sol. Isso ocorre quando a Lua fica a frente do Sol na nossa perspectiva, mas não consegue cobri-lo completamente, formando um anel vermelho ao seu redor.
O acontecimento marcará o início do solstício de verão para países do norte, enquanto é inverno no sul, no entanto, ele não poderá ser observado no Brasil ou América do Norte.
Lugares da África Central, Península Arábica, Índia, China e Pacífico conseguirão visualizar o anel de fogo que se formará no céu, enquanto países da Europa e Norte da Austrália visualizarão o eclipse parcialmente.
O fenômeno promete durar 6 horas e chegará ao seu ápice às 15h40 no horário de Brasília.
Ah, e se você está em um dos países que contemplará o fenômeno, tome cuidado para não olhar diretamente para o eclipse, já que a luz do sol pode queimar sua retina.