Publicidade

Em homenagem a Vini Jr., Cristo Redentor apaga luzes e jogador declara: “Me emociona”

O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor se solidarizou com a situação de Vini Jr., que vem sofrendo ataques racistas, apagando as luzes do monumento por uma hora

Em homenagem a Vini Jr., Cristo Redentor apaga luzes e jogador declara: "Me emociona"
Em homenagem a Vini Jr., Cristo Redentor apaga luzes e jogador declara: “Me emociona” – Reprodução/Instagram/Twitter

Na noite desta última segunda-feira, 22 de maio, as luzes do Cristo Redentor, cartão-postal do Rio de Janeiro, se apagaram em solidariedade ao jogador de futebol brasileiro Vini Jr., que atua hoje no Real Madrid, time espanhol, e que vem sofrendo constantes e agressivos ataques racistas dentro e fora de campo.

Publicidade

“O monumento ao Cristo Redentor está com a iluminação desligada como símbolo da luta coletiva contra o racismo e em solidariedade ao jogador e a todos os que sofrem preconceito no mundo inteiro”, escreveu em nota oficial o Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor.

A ação também contou com o apoio da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e de Observatório da Discriminação Racial no Futebol. Nesta última segunda-feira, 22, as luzes foram apagadas das 18h às 19h.

Vini Jr. agradece atitude solidaria

Em seu perfil oficial no Twitter, Vini Jr. publicou uma linda foto do monumento apagado, contornado apenas pela luz da lua ao fundo. “Preto e imponente. O Cristo Redentor ficou assim há pouco. Uma ação de solidariedade que me emociona. Mas quero, sobretudo, inspirar e trazer mais luz a nossa luta”, disse.

“Agradeço demais toda a corrente de carinho e apoio que recebi nos últimos meses. Tanto no Brasil quanto mundo afora. Sei exatamente quem é quem. Contem comigo porque os bons são maioria e não vou desistir. Tenho um propósito na vida e, se eu tiver que sofrer mais e mais para que futuras gerações não passem por situações parecidas, estou pronto e preparado.”, continuou o jogador.

Publicidade

Neste último domingo, 21, ocorreu uma partida pelo campeonato de futebol espanhol La Liga entre Valencia e Real Madrid, time de Vini Jr. Durante o jogo, torcedores agrediam verbalmente o jogador ao gritarem “mono”, em espanhol, ou “macaco”, em português.

Confira a publicação:

Publicidade