Estudante cearense que descobriu asteroides conclui estudos sobre galáxias
Maria Larissa, de 16 anos, é apaixonada por astronomia e descobriu asteroides da NASA

Maria Larissa, de 16 anos, é apaixonada por astronomia e descobriu asteroides da NASA
Maria Larissa Pereira Paiva é uma estudante cearense de 16 anos que, em junho do ano passado, se destacou no projeto feito pelo International Astronomical Search Collaboration (IASC) ao descobrir um asteroide. A Nasa tem como objetivo popularizar a ciência entre estudantes.
Meses depois, a adolescente continua brilhando! Maria Larissa, agora, é responsável pela classificação de 1.450 galáxias. A estudante integra o projeto “Galaxy Cruise”, do Observatório Astronômico Nacional do Japão (NAOJ) e analisa características envolvendo tamanho, luminosidade, formato e comprimento de ondas das galáxias.
+++ Cena de avô abraçando netos pela primeira vez em 8 anos após sofrer AVC viraliza
“Eu fiz um curso e só depois comecei a usar o programa, que vem do observatório nacional do Japão, para pesquisar. Eu recebi o certificado para começar e aprendi a deduzir as informações”, disse ela, em entrevista ao Diário do Nordeste.
Na sua cidade, Pire Ferreira, há aproximadamente 350 quilômetros de Fortaleza, Maria Larissa recebe as imagens das galáxias reais e preenche dados sobre as individualidades de cada uma. “Algumas galáxias elas têm a tendência de colidir, esse processo a gente chama de canibalismo galáctico, quando a gravidade acaba sendo muito intensa. Elas atraem uma a outra”, explica.
+++ Cabelos pós-verão: tricologista dá dicas para recuperar os fios dos efeitos da estação