Publicidade

Foto de abelhas “brigando” ganha prêmio de Fotógrafo de Natureza do Ano

A artista Karine Aigner, responsável por capturar a imagem impressionante das abelhas, ganhou o prêmio Fotógrafo de Natureza do Ano de 2022

Foto de abelhas "brigando" ganha prêmio de Fotógrafo de Natureza do Ano
Foto de abelhas “brigando” ganha prêmio de Fotógrafo de Natureza do Ano – Imagem: Karine Aigner/WPY

“Eu tive que passar um bom tempo de barriga para baixo na terra”, contou a fotógrafa Karine Aigner à BBC News sobre a imagem capturada no sul dos Estados Unidos de abelhas da espécie Diadasia rinconis, que aparecem no registro juntas, formando uma pequena “bola”. A fotografia rende para a artista o prêmio de “Wildlife Photographer of the Year” ou Fotógrafo de Natureza do Ano de 2022.

Publicidade

Fotógrafo de Natureza do Ano

“[A foto] Não era algo que eu estava procurando. Eu trabalho em um rancho no sul do Texas, nos Estados Unidos, há anos, e acabei de encontrar este local. Ali, vi todos esses pequenos ‘vulcões’ no chão — as tocas individuais cavadas pelas fêmeas para fazer os ninhos”, contou Karine Aigner.

As abelhas em questão, da espécie Diadasia rinconis, geralmente encontradas na América Central e América do Norte, vivem em torno de cactos. Ao invés de colmeias suspensas, ao coletarem o pólen, as abelhas desta espécie o armazenam em câmaras no solo.

“A foto é fabulosa e tem muita energia. É uma imagem de ‘comportamento’ adequada. É isso que você obtém de invertebrados e é por isso que eu os amo”, manifestou Roz Kidman Cox, presidente entre os juízes do Fotógrafo de Natureza do Ano.

A Wildlife Photographer of the Year, ou WPY, é uma das competições mais prestigiadas mundialmente quando falamos de fotografia. O projeto elaborado pela BBC Wildlife teve início em 1964. Hoje, organizado pelo Museu de História Natural de Londres, está em sua 58ª edição, a americana é apenas a quinta mulher a ganhar o concurso.

Publicidade

Em 2022, o Wildlife Photographer of the Year, ou Fotógrafo de Natureza do Ano, contou com mais de 38 mil inscrições, vindas de mais de 93 países.

Confira outras imagens que chamaram a atenção dos jurados:

Foto de abelhas "brigando" ganha prêmio de Fotógrafo de Natureza do Ano
‘A Morte de Ndakasi’, por Brent Stirton (África do Sul)
Foto de abelhas "brigando" ganha prêmio de Fotógrafo de Natureza do Ano
‘Flamingos Celestes’, por Junji Takasago (Japão)
Foto de abelhas "brigando" ganha prêmio de Fotógrafo de Natureza do Ano
‘Estrela Cadente’, por Tony Wu (EUA/Japão)

Publicidade