Imagem do céu mato-grossense ganha menção honrosa em prêmio fotográfico e recebe nome carinhoso: ‘O céu do caipira’
A fotografia reconhecida no 14° Prêmio New Holland de Fotojornalismo foi tirada pelo profissional João Garrigó, de apenas 29 anos

A fotografia reconhecida no 14° Prêmio New Holland de Fotojornalismo foi tirada pelo profissional João Garrigó, de apenas 29 anos
Quem mora na cidade grande mal deve imaginar que vivemos tão perto de destinos incríveis para quem ama astronomia e vistas verdadeiramente impressionantes dos astros.
O fotógrafo João Garrigó, de 29 anos, foi o responsável por compartilhar com o Brasil e o mundo uma imagem da noite estrelada em uma fazenda na cidade de Inocência, no Mato Grosso do Sul, localizada a 330 km da capital, Campo Grande, município em que o artista reside, e provar que temos, sim, destinos nacionais incríveis para o astroturismo.
+ VEJA: Chile se torna a capital mundial do astroturismo e ganha apelido de ”Olhos do Universo”
Para o portal G1, João explicou sobre o contexto da fotografia: “Estava ocorrendo a vacinação do gado nesta fazenda e eu passei o dia acompanhando os trabalhos. Durante a noite, vi que o homem sertanejo possui esta visão privilegiada, de ver as estrelas, a via láctea com o olho humano, então, fiz a foto e gostei demais do resultado. Achei bem diferente e muito bonita mesmo”.
Sobre os costumes noturnos dos moradores da cidade de Inocência, Garrigó ainda contou: “Fica quase tudo apagado, por conta dos bichinhos que vão perto da luz, é uma rotina para eles. Ficam ali, só observando a lua, as estrelas, realmente um privilégio. E, a partir disso, coloquei o título: o céu do caipira”.
+ VEJA: 10 fenômenos naturais fascinantes que você PRECISA conhecer
Acostumado a inscrever suas imagens em concursos fotográficos da região, desta vez, João decidiu ir além de inscrever sua foto no 14° Prêmio New Holland de Jornalismo
Dentre 2.201 imagens inscritas no concurso, os avaliadores tiveram olhos maiores para a imagem de Garrigó, que recebeu uma menção honrosa durante a cerimônia do evento a final do mês de abril, mais especificamente dia 22.
+ VEJA: Sonda faz pouso com sucesso em marte e NASA divulga imagens; veja fotos do planeta vermelho
“Sempre tive muito apoio, desde que comecei no jornalismo e me inspirei em grandes profissionais da área, como o Valdenir [Rezende] e os filhos dele. Eles diziam que eu tinha que me inscrever mesmo, sempre me abraçaram e então eu nunca deixei de tentar. Ontem, na cerimônia, fiquei muito feliz no discurso quando parabenizaram pelas fotos de Mato Grosso do Sul”, disse o fotógrafo para o portal de notícias.
Agora, a imagem que foi a única do Brasil a receber a menção poderá ser reconhecida mundialmente em uma exposição itinerante.