Publicidade

‘Menina do Napalm’ trata últimas cicatrizes 50 anos após ataque ao Vietnã

Kim Phuc Phan Thi, nome verdadeiro da ‘Menina do Napalm’, teve 65% de seu corpo queimado durante ataque ao seu país de origem, o Vietnã

'Menina do Napalm' trata últimas queimaduras 50 anos após ataque ao Vietnã
‘Menina do Napalm’ trata últimas queimaduras 50 anos após ataque ao Vietnã – Foto: Nick Ut – Foto: Matthias Rietschel/Getty Images

Você, com certeza, já deve ter visto Kim Phuc Phan Thi, apesar de não conseguir associar o nome com a pessoa. Kim Phuc, no caso, é mundialmente conhecida como a ‘Menina do Napalm’, a pequenina vietnamita de 9 anos que aparece correndo nua na fotografia de Nick Ut, com 65% de seu corpo queimado, durante ataque na Guerra do Vietnã. Apesar de a motivação americana para o conflito, o episódio ficou marcado com o nome do país asiático.

Publicidade

Muitos consideram a imagem um ato de covardia. Porém, foi o próprio fotógrafo que, após capturar a imagem, largou a câmera e acolheu a jovem em seus braços, envolvendo-a em um cobertor e levando-a para um hospital.

‘Menina do Napalm’ trata últimas queimaduras

O nome napalm caracteriza um conjunto de líquidos inflamáveis à base de gasolina gelificada, utilizada muitas vezes em guerras, como a do Vietnã. Este foi o produto responsável por queimar o corpo de Phuc que, 50 anos após o conflito, trata suas últimas marcas visíveis: as cicatrizes.

Aos 59 anos, Kim Phuc finalmente concluiu seu tratamento de regeneração de pele. Como mostram imagens tiradas por Lynne Sladky, o tratamento da mulher asiática funciona à base de um laser.

“Tentei esconder minhas cicatrizes sob minhas roupas. Tive ansiedade e depressão horríveis. As crianças na escola fugiam de mim. Eu era uma criança que despertava pena para os vizinhos e, até certo ponto, para meus próprios pais. À medida que envelhecia, temia que ninguém jamais me amasse”, disse à mídia.

Publicidade