inspiracao   / Aproveite TUDO do coco

Não desperdice a ''carne'' do coco verde! Aprenda a fazer o melhor iogurte DA VIDA com a polpa deste fruto

Além de delicioso, o iogurte de coco é vegano e totalmente livre de ingredientes industrializados

Bons Fluidos Publicado segunda 25 janeiro, 2021

Além de delicioso, o iogurte de coco é vegano e totalmente livre de ingredientes industrializados
Aprenda a aproveitar a polpa do coco verde preparando um iogurte natural e vegano - Pexels

Se você costuma tomar água de coco em sua cidade, seja depois de uma corrida no parque ou durante uma caminhada na praia, sabe o quanto este líquido refrescante e delicioso é poderoso para repor a hidratação do corpo. 

Embora o coco verde seja bastante consumido no nosso país, poucas pessoas se lembram que a água não é o único ingrediente presente neste fruto. Alguns cocos verdes vêm recheados de polpa -- aquela parte que fica no interior do coco entre a água e a casca, também conhecida como a "carne do coco" -- e acabam descartando este elemento delicioso que pode ser facilmente aproveitado. 

+ VEJA TAMBÉM: Dermatologista ensina cinco maneiras de usar o óleo de coco no verão: três delas você não sabia

Há quem adora pedir para o vendedor de coco abri-lo para consumir a polpa crua, depois de beber a água, no entanto, é possível fazer um delicioso iogurte, vegano, natural e saudável com esta parte do fruto. 

Em um vídeo gravado para o canal Fermenta Com Ciência, o biólogo e especialista em fermentação Lucas Montanari ensinou uma maneira prática e econômica de fazer seu iogurte com a polpa do coco. 

Veja como fazer

Separe dois cocos. Reserve a água de um dos cocos, abra-os ao meio e retire a polpa com o auxílio de uma colher. 

Bata a polpa em um liquidificador ou mixer com a água de coco que você havia reservado antes e o suco de um limão. Bata até atingir uma textura cremosa. 

Coloque o iogurte em um pote de vidro bem higienizado, feche com um tecido preso a um elástico para permitir que a fermentação ocorra. Deixe-o fermentar fora da geladeira de um dia para o outro - quanto mais tempo aguardar, mais ácido o iogurte ficará. 

Prontinho! Agora você pode adicionar frutas e oleaginosas para deixar seu iogurte ainda mais saudável e saboroso. 


 

Último acesso: 01 Mar 2021 - 00:27:56 (1044231).