Publicidade

Pedro Paulo Rangel: relembre 5 trabalhos marcantes do ator

O ator Pedro Paulo Rangel nos deixou em 21 de dezembro, aos 74 anos. Juvenal Viana Leal, personagem de “Gabriela”, foi um de seus papéis mais marcantes

Pedro Paulo Rangel: relembre 5 trabalhos marcantes do ator
Pedro Paulo Rangel: relembre 5 trabalhos marcantes do ator – Reprodução/TV Globo

O grande ator, diretor, tradutor e letrista Pedro Paulo Rangel faleceu no final da madrugada desta quarta-feira, 21 de dezembro, aos 74 anos. O artista consagrado estava hospitalizado desde o dia 30 de novembro para tratar uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar.

Publicidade

Em sua homenagem, separamos 5 dos mais de 53 personagens que Pedro Paulo Rangel interpretou na televisão brasileira. E para além das telinhas, o artista também contracenou em 12 filmes e 39 peças de teatro. Uma verdadeira carreira de respeito.

5 trabalhos marcantes de Pedro Paulo Rangel

Juvenal Viana Leal (Juca) em Gabriela (1975)

Este foi o primeiro personagem de sucesso de Pedro Paulo Rangel. No folhetim de 1975, ele interpretou Juvenal Viana Leal, ou simplesmente Juca Viana, consagrando o primeiro nu masculino da televisão brasileira –  o personagem foi atirado na rua após ser pego na cama com Chiquinha, papel de Cidinha Millan.

Pedro Paulo Rangel é Juvenal Viana Leal (Juca) em Gabriela
Pedro Paulo Rangel é Juvenal Viana Leal (Juca) em Gabriela – Reprodução/TV Globo

Dirceu Tavares em Saramandaia (1976)

Mais um de seus papéis de sucesso. Em 1976, Pedro Paulo Rangel participou da novela Saramandaia, escrita pelo dramaturgo Dias Gomes. A história que se passava na Bahia tinha como protagonista João Gibão, personagem de Juca de Oliveira.

Pedro Paulo Rangel é Dirceu Tavares em Saramandaia
Pedro Paulo Rangel é Dirceu Tavares em Saramandaia – Reprodução/TV Globo

Aldálio Candeias (Poliana) em Vale Tudo (1988)

Em Vale Tudo, Pedro Paulo Rangel viveu o personagem Aldálio Candeias, também chamado de Poliana. No folhetim, era grande amigo de Raquel, papel de Regina Duarte. Aldálio Candeias marcou o retorno de Pedro Paulo Rangel a TV Globo. O ator ficou 10 anos fora da emissora.

Publicidade
Pedro Paulo Rangel é Aldálio Candeias (Poliana) em Vale Tudo
Pedro Paulo Rangel é Aldálio Candeias (Poliana) em Vale Tudo – Reprodução/TV Globo

Adamastor em Pedra Sobre Pedra (1992)

Em 1992, Pedro Paulo Rangel interpretou o personagem homossexual Adamastor na novela Pedra Sobre Pedra, escrita por Aguinaldo Silva. Apesar de bondoso, era considerado um azarão no folhetim.

Pedro Paulo Rangel é Adamastor em Pedra Sobre Pedra
Pedro Paulo Rangel é Adamastor em Pedra Sobre Pedra – Reprodução/TV Globo

Padre José (Joseph) em A Indomada (1997)

Em A Indomada, Pedro Paulo Rangel interpretou o personagem Padre José, um alemão com ginga nordestina, que acreditava em Deus e seguia fortemente sua missão como religioso – dentro da igreja. Já no bar British Club, bebia, fumava e jogava, mas nunca apostando dinheiro.

Pedro Paulo Rangel é Padre José (Joseph) em A Indomada
Pedro Paulo Rangel é Padre José (Joseph) em A Indomada – Reprodução/TV Globo

Publicidade