Panela de Barro: descubra 8 motivos para você sempre cozinhar seus pratos em uma delas

Cozinhar em panela de barro pode ser muito mais vantajoso do que outros materiais

Bons Fluidos Publicado segunda 20 julho, 2020

Cozinhar em panela de barro pode ser muito mais vantajoso do que outros materiais
Saiba quais são os benefícios do uso da panela de barro na cozinha - Freepik/ stockking

A panela de barro é uma das peças mais tradicionais na cozinha brasileira, no entanto, com o passar dos anos, a praticidade virou uma prioridade e muitas panelas de barro foram substituídas por outros materiais que cozinham os alimentos mais rapidamente. 

Alimentos que antes ganhavam um sabor inigualável por conta do tempo longo de cozimento na panela de barro, hoje ficam prontos em poucos minutos e são preparados muitas vezes em panelas feitas com materiais tóxicos que não conservam o sabor dos pratos. 

Aos poucos, a panela de barro virou apenas um enfeite antigo e os muitos benefícios do uso do barro e da argila no cozimento dos pratos também foram deixados para trás. Conheça alguns dos benefícios do uso da penela de barro no cozimento principalmente de pratos ensopados como feijão, moqueca, lentilha, entre outros

Preserva nutrientes - mesmo depois de cozinhar um alimento por longas horas, a panela de barro consegue conservar melhor do que qualquer outro material os nutrientes presentes na comida. 

Comida quente por mais tempo - além de conservar os nutrientes, a panela de barro consegue manter por mais tempo a temperatura do alimento quando ela é deixada em temperatura ambiente. 

Fornece minerais - a argila é um mineral encontrado na natureza e interage muito bem com a acidez dos alimentos. Acredita-se que durante o processo de cozimento dos alimentos, a panela de barro libera minerais como cálcio, magnésio, ferro e fósforo, substâncias que aumentam ainda mais a presença de nutrientes na comida. 

Não libera substâncias tóxicas - as panelas de barro não esmaltadas não liberam substâncias tóxicas como as penelas de aço e alumínio, que liberam níquel, uma substância tóxica ao nosso organismo, mas atenção com a qualidade do material! Muitas panelas de barro possuem procedência duvidosa e podem conter substâncias tóxicas ao nosso organismo como chumbo, cádmio e níquel, que acabam liberadas na comida no momento do cozimento. 

Comida mais saborosa - a opinião de quem já comeu pratos cozidos em panelas de barro é quase unânime: moquecas, feijão e vários outros pratos ficam muito mais saborosos quando são preparados nessa panela. Isso por que ela não altera o sabor dos alimentos e o longo tempo de cozimento ajudam a incorporar melhor o sabor dos ingredientes.

Sustentável - o material utilizado nas panelas de barro vêm da natureza e não produzem grandes impactos ao meio ambiente quando são descartados, diferente de outros materiais, que demoram anos para se decompor. 

Produção manual - o uso da panela de barro envolve muita história, cultura e tradição. Este tipo de utensílio é ideal para quem ama manter objetos que possuem um valor sentimental e foram feitos de maneira artesanal. 

Preserva os alimentos - a teoria de que as penelas de barro ajudam a preservar os alimentos por mais tempo surgiu depois que a argila começou a ser usada como um antibacteriano natural em ferimentos. Concluiu-se que este material evita o surgimento de bactérias, as principais causadoras do apodrecimento dos alimentos.

Último acesso: 27 Sep 2020 - 19:07:21 (1043105).