Pilotos de avião registram aurora boreal durante voo para Lisboa, Portugal

Dois pilotos de companhia aérea portuguesa gravaram o momento em que a aurora boreal surge nos céus durante voo dos EUA para Lisboa

Pilotos de avião registram aurora boreal durante voo para Lisboa, Portugal
Pilotos de avião registram aurora boreal durante voo para Lisboa, Portugal – YouTube/ Best Airplane Seat

O sonho de muitos é enxergar a olho nu a famosa aurora boreal, que geralmente surge nos céus da porção polar norte do planeta Terra. Impressionantemente, dois pilotos de avião tiveram o privilégio de assistir ao evento astronômico de perto, durante voo de mais de 9 mil quilômetros entre a origem e o destino.

Publicidade

Pilotos avistam aurora boreal durante voo

O registro foi feito por pilotos de avião da companhia aérea TAP Air Portugal, que significa “Transportes Aéreos Portugueses”, durante voo que partiu de São Francisco, nos Estados Unidos, em direção à capital portuguesa, Lisboa. O momento surpreendente foi compartilhado no YouTube, no canal “Best Airplane Seat”, que, em português, significa “melhor assento do avião”.

Nas imagens, podemos ver a aeronave subindo. Logo de início, são apontados a Galáxia de Andrômeda e, em seguida, o planeta Júpiter. Finalmente, as cores esverdeadas tomam os céus e nos deparamos com a majestosa autora boreal. “Quando tens o melhor lugar no avião e a melhor vista no voo”, é o que está escrito na legenda do vídeo publicado nas redes sociais da TAP.

O que é a aurora boreal?

A título de curiosidade, a aurora boreal, fenômeno batizado pelo astrônomo e físico Galileu Galilei, ocorre a partir do impacto das partículas solares com a atmosfera do planeta Terra, conduzidas pelo campo magnético terrestre. É comum avistar o fenômeno em países como Islândia e Canadá, ou regiões como Sibéria, na Rússia, e Alasca, nos Estados Unidos.