Publicidade

Por que desmontamos a árvore de Natal no Dia de Reis, 6 de janeiro?

Como consta a tradição, a desmontagem da árvore de Natal ocorre logo no começo de janeiro, no Dia de Santos Reis; saiba o porquê

Por que desmontamos a árvore de Natal no Dia de Reis, 6 de janeiro?
Por que desmontamos a árvore de Natal no Dia de Reis, 6 de janeiro? – Freepik/valeria_aksakova

Durante os meses de novembro ou dezembro, tiramos debaixo das camas ou depósitos as caixas com as bolinhas que decoram a árvore de Natal. Agora, chegou a hora de recolher os enfeites. E quando digo agora, me refiro ao Dia de Reis, ou Dia de Santos Reis, comemorado em 6 de janeiro.

Publicidade

Por que desmontamos a árvore de Natal no Dia de Reis?

Antes mesmo de respondermos à pergunta, devemos entender quem são os Reis celebramos no dia 6 de janeiro. Estamos falando dos três reis magos, os chamados Belchior, Gaspar e Baltazar, que visitaram e presentearam o menino Jesus ainda recém-nascido.

Como conta a história, o astro “Estrela de Belém” guiou os magos até o local em que Jesus estava. Ao chegarem na manjedoura, Gaspar presenteou o Filho de Deus com incenso, em referência a sua divindade. Já Baltazar deu a mirra, que representa sacrifício e ressurreição. Por fim, Belchior presenteou o recém-nascido com ouro, simbolizando seu futuro reinado.

Sendo assim, acredita-se que a visita dos três reis magos a Jesus marca o fim do período em que celebramos o Natal. Por isso, é nessa data, 6 de janeiro, em que desmontamos a árvore enfeitada.

A partir de agora, os católicos se preparam para o próximo ciclo da Igreja, a Páscoa, celebrada sempre entre os dias 22 de março e 25 de abril, ou no primeiro domingo depois da primeira Lua Cheia que ocorre após o equinócio de primavera ou outono.

Publicidade