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Professor goiano é o único finalista brasileiro em concurso considerado o ‘Nobel da Educação’

O professor brasileiro está na lista dos 50 finalistas do concurso Global Teacher Prize 2021 e pode ganhar prêmio de R$ 5,7 milhões

O professor Greiton Toledo de Azevedo está concorrendo à prêmio de US$ 1 milhão – Reprodução/ Arquivo Pessoal

Um professor goiano que dá aulas de matemática no Instituto Federal Goiano (IF Goiano) em Ipameri, no sudeste de Goiás, está concorrendo a um dos maiores prêmios de educação do mundo. 

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Greiton Toledo de Azevedo é o único finalista brasileiro concorrendo ao Global Teacher Prize 2021, prêmio considerado o ‘Nobel da Educação’ que premia o educador que desenvolver projetos interessantes. 

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O professor brasileiro está entre os 50 finalistas de vários países e, além de concorrer ao título, pode receber um prêmio de US$ 1 milhão (o equivalente à mais de R$ 5,7 milhões). Ao todo, mais de 8 mil profissionais de 121 países se inscreveram no concurso. 

“Fico muito honrado de poder representar a escola pública, porque sou fruto e professor dela. A gente precisa impactar a vida das pessoas por meio da ciência brasileira, por meio do ensino da matemática. […] É possível trazer impacto social pelo conhecimento escolar na educação pública”, disse ele em entrevista ao G1. 

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Projeto

Geiton criou um projeto com seus alunos e os ensina matemática estimulando-os a pensarem como cientistas e a criarem jogos e atividades que ajudem no tratamento dos sintomas do Parkinson.

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O Mattics, como foi batizado o projeto, começou a ser construído em 2015, quando ele trabalhava na Escola Municipal Irmã Catarina Jardim Miranda, em Senador Canedo, GO. 

O professor descreveu o trabalho que realizou: “Desenvolvi projetos de matemática que condenam atividades mecânicas, repetitivas, que não contribuem de maneira significativas para o aprendizado do estudante. Nas minhas aulas, eu sempre trabalhei atividades exploratórias, sem conceitos prontos, para que os alunos desenvolvam o senso crítico e expressem suas ideias através da matemática”

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