Publicidade

QI altíssimo! Conheça Gustavo Saldanha, menino de 8 anos que acaba de entrar lista de pessoas mais inteligentes do mundo

Recorde de Laura Büchele, de 9 anos, é batido com o ingresso de Gustavo Saldanha, de 8

Conheça Gustavo Saldanha, menino de 8 anos que acaba de entrar na Mensa Internacional – Reprodução / Arquivo Pessoal

A Mensa Internacional — mais antiga sociedade de alto QI do mundo — acaba de ganhar um novo integrante! Gustavo Saldanha é brasileiro, de São Paulo, tem 8 anos e já entrou na lista de pessoas mais inteligentes do mundo. Com isso, o menino acaba de bater o recorde que antes pertencia à Laura Buchele, de 9 anos, e se torna o brasileiro mais novo a fazer parte da organização. 

Publicidade

Gustavo apresenta 140 de QI e, Laura, 139. Especialista em estudos de inteligência e assessor das duas crianças, Dr. Fabiano de Abreu fala como funciona a medição do quociente de inteligência: “Não se pode fixar em números pois há diferentes testes com diferentes números, mas ambos fizeram o mesmo teste e possuem 99 de percentil, melhor maneira de avaliar o QI. Tem pessoas cujo teste dá 180 com 99 de percentil. Depende também do desvio padrão a ser calculado. Para passar para Mensa, tem que tirar acima de 98 de percentil”.

+++ Além da flor! Água de pétalas de rosas pode ser usada para fazer sucos; Confira mais

Desde pequeno, de acordo com sua mãe, Luciane Saldanha, Gustavo era, notavelmente, diferente das outras crianças e apresentava desenvolvimentos precoces para sua idade: “Ele não se distraia fácil, não tinha os mesmos interesses dos outros bebês”, conta.

A maior paixão do menino, no entanto, está na música. Luciane relata que, aos 5 anos, Gustavo participou de uma apresentação do dia das mães, conheceu os Beatles e começou a aprender as letras das músicas da banda inglesa. Em pouco tempo, seu repertório já englobava mais de 50 canções. Hoje, ele consegue tocar guitarra, baixo, violão, ukulele, bateria e ainda tem 4 músicas autorais. Além disso, sua paixão pelos Beatles permaneceu e, há dois anos, Gustavo gravou seu primeiro álbum, com 14 sucessos da banda.

Publicidade

Apesar de ter na música sua maior paixão, o menino também se envolveu bastante com a tecnologia. Com apenas 8 anos, Gustavo já consegue instalar sistemas operacionais, além de transformar a aparência do Windows em Apple e utilizar o complexo sistema dos músicos profissionais, Logic Pro. 

+++ 29 de outubro é Dia Nacional dos Livros! Crianças que têm contato com livros desenvolvem senso crítico

Para o Dr. Fabiano de Abreu, o futuro do menino prodígio será de grandes feitos. Segundo o assessor, o menino será vinculado ao especialista em tecnologia, o italiano Mirko Lamberti, também membro da Mensa. Isso, com certeza, será de grande proveito para que Gustavo se desenvolva cada dia mais.

Publicidade

O neurocientista usa o caso do menino para comprovar sua tese sobre a importância da plasticidade cerebral: “A inteligência tem precursor genético e o fenótipo resulta num desenvolvimento que sugere pistas que podem ser passadas para a próxima geração. Por isso a importância do nível educacional, da leitura, da aprendizagem para desenvolver uma população”, conta.


Sobre o Dr. Fabiano de Abreu:

Fabiano de Abreu Rodrigues é PhD, neurocientista com formações também em neuropsicologia, biologia, história, antropologia, neurolinguística, neuroplasticidade, inteligência artificial, neurociência aplicada à aprendizagem, filosofia, jornalismo e formação profissional em nutrição clínica. Atualmente, é diretor do Centro de Pesquisas e Análises Heráclito; Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International e membro da Federação Européia de Neurociências e da Sociedade Brasileira e Portuguesa de Neurociências.

Publicidade