inspiracao   / Decoração

Seu arranjo não deu certo? Veja como pode ser fácil manter suas flores saudáveis a partir de 5 dicas simples

Confira essas dicas e mantenha seus arranjos de flores cada vez mais saudáveis e duradouros

REDAÇÃO BONS FLUIDOS Publicado terça 31 março, 2020

Confira essas dicas e mantenha seus arranjos de flores cada vez mais saudáveis e duradouros
Veja como pode ser fácil manter suas flores saudáveis a partir de 5 dicas simples - Pixabay

Os arranjos de flores são sempre uma ótima saída para decorar e perfumar sua casa! Mas sabemos que essa missão pode não ser tão fácil assim, já que muitas vezes elas costumam simplesmente morrem do dia para a noite. Por isso, hoje, a Bons Fluidos irá lhe dar 5 dicas simples e eficientes que farão suas plantinhas durarem cada vez mais nos vasos com água.

1 - Limpeza

Assim que você ganhar ou comprar flores vindas diretamente da floricultura, retire as embalagens de papéis e os plásticos. Esses materiais podem 'sufocar' a planta. Já com o passar dos dias, vá retirando as folhas e pétalas secas. Essa ação pode reduzir a velocidade dos processos de degradação da planta.

2 - Vaso

Geralmente, são usados vasos de vidro para receber as flores. Reutilizar garrafas e potes pode ser uma boa saída para enfeitar seu lar sem gastar muito. De qualquer maneira, é necessário que você higienize muito bem o recipiente antes de colocar as plantinhas. Para isso, limpe e desinfete o vaso com água e sabão, ou até mesmo água e alvejante.

3 - Água fresca

A água é o principal elemento para a sobrevivência das plantas. O ideal é que usar água filtrada e trocá-la todos os dias. Isso irá conservar seu arranjo 'fresco'. Em alguns casos, você pode mantê-la no vaso por até dois dias. Além disso, não há a necessidade de encher seus recipientes com muita água. Três dedos já são o suficiente para hidratas suas flores e evitar a proliferação de fungos e bactérias.

4 - Receitas caseiras fortificantes

Existem alguns macetes que podem ser feitos para que suas flores durem mais tempo nos vasos. Em dias de muito calor, use água gelada ou coloque alguns cubos de gelo dentro do vaso. Você também pode adicionar 2 ou 3 gotinhas de cloro, ou 1 aspirina dissolvida na água.

Outra ótima receita que fará com que suas flores durem mais consiste em adicionar o suco de meio limão, 2 colheres de chá de açúcar cristal e 2 colheres de chá de vinagre branco em 1 litro de água. Isso irá nutrir suas plantas e protegê-las de fungos e bactérias.

5 - Cuidado com as hastes

É ideal manter a capacidade de sucção das flores em dia. Para isso, desinfete uma faca ou uma tesoura para evitar contaminações, e apare as hastes das plantas fazendo um corte na diagonal. Esse processo pode ser feito todos os dias. Em seguida, coloque-as imediatamente de volta para a água. Desta maneira, você evitará que as flores fiquem por muito tempo em contato com o ar, o que pode causar ressecamento.

Último acesso: 28 Oct 2020 - 11:44:06 (1042480).