Publicidade

“Superlua de Esturjão” acontece nesta terça-feira, 1, e poderá ser vista em todo o Brasil

Fenômeno conhecido como “Superlua de Esturjão”, que recebe esse nome em decorrência de um peixe nativo da América do Norte, poderá ser observado na noite de hoje

"Superlua de esturjão" acontece nesta terça-feira, 1, e poderá ser vista em todo o Brasil
“Superlua de Esturjão” acontece nesta terça-feira, 1, e poderá ser vista em todo o Brasil – Foto: David Besh/Pexels

Os fãs de astrologia iniciam o mês de agosto com o pé direito: ocorrerá na noite desta terça-feira, 1, a chamada Superlua de Esturjão. O fenômeno poderá ser visto em grande parte do território brasileiro, como aponta o Observatório Nacional.

Publicidade

A Superlua de esturjão poderá ser vista a partir das 17h43, no horário de Brasília. Ao contrário de alguns eventos astronômicos, não será necessário nenhum equipamento especial para observar o fenômeno.

Apesar de possivelmente vista a olho nu, as condições climáticas podem, sim, interferir na visibilidade da Superlua de Esturjão. Porto Alegre, Belo Horizonte, Campinas, Brasília, Campo Grande e Goiânia são algumas das capitais que terão condições favoráveis para observar o fenômeno. Já Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Fortaleza, São Luís, Belém e Manaus não terão condições tão favoráveis – o que não significa impossibilidade de ver.

Superlua de Esturjão

Usamos o termo superlua para nos referir à lua cheia que ocorre próxima ao perigeu, ou seja, ao momento em que o satélite está mais próximo da Terra, parecendo maior e, consequentemente, mais brilhante. Em outras palavras, quando a distância entre a lua e a Terra é menor que 360.000 km, temos o perigeu. Ao contrário, o surgimento da microlua é chamado de apogeu.

Esta superlua, neste caso, recebe o nome de esturjão em referência a um peixe, no caso, o peixe que dá origem ao verdadeiro caviar, ou seja, ovas de esturjão não-fertilizadas. Nessa época do ano, a espécie é encontrada em abundância nos Grandes Lagos da América do Norte, um conjunto de lagos de água doce entre os Estados Unidos e Canadá.

Publicidade