inspiracao   / Descoberta

Tesouro recheado de moedas da época do Brasil colonial é encontrado

As moedas estavam enterradas em um terreno próximo de onde existia um dos portos do Grão-Pará

Bons Fluidos Publicado sexta 29 janeiro, 2021

As moedas estavam enterradas em um terreno próximo de onde existia um dos portos do Grão-Pará
Moedas centenárias foram encontradas no Pará - Divulgação/ Prefeitura de Colares

A Secretaria de Cultura de Colares, cidade localizada no estado do Pará, a 62 quilômetros de Belém, foi acionada no último dia 17 de janeiro depois que dezenas de moedas centenárias foram encontradas em um quintal de uma casa da vizinhança 

Segundo o órgão, o achado virou caso de polícia depois que moradores da cidade acionaram a prefeitura após um homem, acompanhado de outras pessoas, fingiu ser professor de história e entrou no terreno com um detector de metal para localizar as relíquias e levou-as com ele. 

+ VEJA TAMBÉM: Menino de 12 anos descobre fóssil de dinossauro durante passeio: ''Fiquei em choque''

Segundo as  autoridades locais, as moedas são datadas de 1819 e o terreno onde foram encontradas é próximo de onde existia um dos portos do Grão-Pará, província que até 1889 abrangia os territórios hoje denominados de Amazonas, Amapá, Roraima e parte de Rondônia. 

Os suspeitos responsáveis por fazer a 'caça ao tesouro' não foram identificados, no entanto, publicaram nas redes sociais imagens do achado. Uma das fotos continha um carrinho de mão lotado de moedas antigas. Anúncios de venda das moedas na internet também foram vistos. 

+ VEJA TAMBÉM: Fascinante! Aventureiros descobrem piscina natural intocada em caverna nos Estados Unidos

"É uma moeda muito bonita e que tem um valor histórico para nossa nação. Ela foi cunhada na Casa da Moeda, do Rio de Janeiro, em 1819, e marcada com carimbo unifacial de 20 réis em Belém. Ela é extremamente rara. Essa data de 1819 ainda não tinha visto. Uma moeda dessa deve valer de R$ 15 mil a R$ 20 mil", disse o historiador Franck Coutinho ao UOL. 
 

Último acesso: 26 Oct 2021 - 21:57:03 (1044274).