jardim   / Selva em casa

Elas amam sombra: 10 plantas perfeitas para criar uma selva no seu apartamento

Conheça as espécies de plantas ideias para cultivar dentro de apartamentos ou locais com pouca luz solar

Bons Fluidos Publicado quarta 29 julho, 2020

Conheça as espécies de plantas ideias para cultivar dentro de apartamentos ou locais com pouca luz solar
Veja quais plantas você pode cultivar em seu apartamento sem preocupação - Pexels

Morar em apartamento pode ser um dilema para pessoas amantes de plantas, já que a luz do sol é uma necessidade para a sobrevivência delas e muitos apartamentos não têm grandes áreas onde as plantas podem usufruir da luz solar. 

A notícia animadora é que, embora essa luz seja necessária para o processo de fotossíntese, nem todas as espécies de plantas necessitam da luz direta do sol para sobreviver. Algumas delas, inclusive, amam sombra, o que as tornam perfeitas para ambientes como apartamentos ou locais com pouca luz solar. 

+ VEJA TAMBÉM: Nunca mais jogue as cascas de ovo fora; veja 4 dicas incríveis de como reaproveitá-las nos serviços domésticos

Se você é um amante de plantas e mora em um local com pouca luz, vai gostar de conhecer algumas espécies que podem ser cultivadas no seu lar sem exigir muitos cuidados.

O paisagista e youtuber Rendal Fidêncio falou em seu canal, Vila Nina TV, sobre 10 espécies de plantinhas para serem cultivadas em apartamentos. Veja quais são elas:

Zamioculca/ Brilhante: segundo Rendal, essa planta é uma das mais tolerantes a sombra e pode ser colocada em qualquer canto da casa. Ele orientou que elas devem ser regadas uma vez na semana ou sempre que o substrato estiver seco. 

Lírio da Paz: ela é uma planta ornamental linda, perfeita para decorar ambientes por conta da sua flor branca. Segundo o paisagista, elas adoram água nas folhas e podem ser regadas um pouco em dias intercalados.

Violeta: esta planta é pequena e serve muito bem para espaços mais reduzidos. De acordo com Rendal, a violeta gosta um pouco de luz solar, por isso, indica-se que ela seja colocada próxima a janelas sempre que possível e evitar molhar as folhas. 

Areca Bambu: esta é uma palmeira versátil ideal para melhorar a qualidade do ar da casa. Seu tamanho pode variar dependendo do vaso onde ela é plantada, podendo ficar gigante em vasos maiores. O paisagista orientou que, sempre que possível, é importante borrifar água nas folhas e regar duas vezes por semana. 

Espada de São Jorge: ela combina com qualquer ambiente e torna o local super elegante. De acordo com Rendal, a espada de São Jorge é uma planta versátil e resistente já que acumula água em suas folhas. 

Jibóia: esta é uma trepadeira ideal para colocar em ambientes internos. Ela gosta de umidade, por isso é importante rega-la de uma a duas vezes por semana. 

Maranta: esta planta não tolera sol, por isso, é ideal coloca-la em ambientes com sombra. Segundo Rendal, ela possui versões com folhas de cores e desenhos variados e vem sendo utilizada cada vez mais para decorar ambientes de casas e apartamentos.

Samambaia: esta planta pré-histórica não gosta de exposição direta a luz do sol, o que a torna ideal para apartamentos. O paisagista orientou evitar correntes de vento e não tocar nas folhas demasiadamente. Regue dia sim, dia não. 

Pacová: esta é uma planta com folhas com um tom verde vivo e exuberante. Ela necessita de água duas vezes por semana e, sempre que possível, é importante limpar suas folhas e protege-la da luz direta do sol. 

Palmeira Rafia: ela é uma planta resistente e fica bem em lugares iluminados, porém, protegidas da luz direta do sol. Em períodos secos é importante borrifar água nas folhas. 
 

Último acesso: 27 Sep 2020 - 20:13:06 (1043154).