Publicidade

Nuvem passageira

A plumosa Celosia argentea (crista-de-galo) é fácil de semear, mas seu ciclo é de apenas um ano. Depois da floração, entra em declínio e morre – independentemente de quão bem cuidamos dela

A plumosa Celosia argentea – DjMiko / iStock |

LOCAL

Publicidade
“Proteja-a do frio a qualquer custo. A crista-de-galo-plumosa, como é mais popularmente conhecida a Celosia argentea, tem que receber sol diretamente”, destaca a paisagista Nô Figueiredo, de São Paulo.
PLANTIO
Se quiser plantar em vaso, escolha um de 10 cm, com furo embaixo coberto com manta de drenagem, dois dedos de argila expandida e terra adubada. Depois, posicione-o em local que receba bastante luz.
REGA
“A planta gosta de substrato úmido. Então regue três ou quatro vezes por semana quando estiver quente e seco e de duas a três vezes por semana quando o clima estiver frio e úmido”, recomenda nossa consultora.
PODA
Segundo Nô, essa flor plumosa, cujas inflorescências podem ser vermelhas, amarelas ou branco-creme, não precisa de poda. “Só corte os ramos que estiverem secos, feios”, diz.
ADUBAÇÃO
Adube com húmus de minhoca no começo da primavera, do verão e do outono. Bem cuidada, atinge de 30 a 60 cm de altura. “É uma das poucas plantas de ciclo anual que toleram nosso verão tropical”, afirma Nô.