Publicidade

Ramos de poesia

Suas flores miúdas e perfumadas se abrem no outono e no inverno. Daí o nome jasmin-de-inverno. Mas pode chamá-la de jasmim-dos-poetas

Jasmin-de-inverno – Calvin Stevenson/ iStock

Local

Publicidade
“A Jasminum polyanthum tem preferência por regiões frias e precisa de sol pleno. Pode enfeitar pilares ou revestir cercas, pórticos e grades”, ensina a paisagista Nô Figueiredo.
Plantio
O ideal é plantá-la diretamente no jardim, com terra boa e adubada. Se for plantar em vaso, terá que ser alto, com mais de 70 cm de altura para a planta poder crescer bem. 
Rega
O jasmim-dos-poetas é de fácil cultivo. “Nas estações frias, deve-se regá-lo duas vezes por semana. Já na primavera e no verão, o recomendado são três vezes”, diz Nô.
Poda
Esse arbusto do tipo cipó, de folhas verde-escuras e pequenas flores brancas, campanuladas e perfumadas, não precisa de muita contenção, pois é uma trepadeira de crescimento moderado.
Adubação
“Adubar de três a quatro vezes por ano com húmus de minhoca mantém a folhagem viçosa. Coloque o adubo em volta da muda, incorporando ao solo e regando depois”, finaliza Nô.