Como harmonizar vinhos no almoço de Páscoa? Especialista explica

Bacalhau e diversos peixes combinam bem com alguns tipos de vinho. Porém, é necessário estar atento a algumas combinações mais favoráveis ao paladar

vinhos e bacalhau
Como harmonizar vinhos com pratos da Páscoa? – depositphotos.com / angelsimon

Com a chegada da Páscoa, muitas famílias começam a planejar o tradicional almoço de sexta e domingo. Entre as diversas tarefas, a escolha dos vinhos pode ser um desafio, especialmente quando o cardápio inclui peixes, frutos do mar e doces.

Publicidade

O bacalhau é um dos pratos mais tradicionais. No entanto, sua harmonização com vinhos pode ser complexa. Isso ocorre porque o bacalhau não se encaixa perfeitamente em categorias de vinhos brancos ou tintos. A escolha do vinho ideal depende do preparo e dos acompanhamentos do prato.

Páscoa e vinhos: veja dicas de harmonização

O vinho é uma tradição para muitas famílias durante as refeições. A popularização da bebida começou a partir do século XIX, especialmente com a imigração italiana no sul do país. “Nos últimos anos, o consumo tem crescido em todo o território nacional, com maior interesse por parte dos consumidores e valorização da produção nacional”, explica o especialista em vinhos Marcio Marson.

Marson, que é um dos fundadores da Pró-Vinho, afirma que “o bacalhau pode ser harmonizado com vinhos brancos encorpados, como os elaborados com Chardonnay, ou até tintos leves, como Pinot Noir ou aqueles da uva portuguesa Touriga Nacional,” afirma. “Portanto, tudo depende do preparo do prato”.

Quando estamos falando de uma mesa com diferentes tipos de queijos, há várias opções de vinhos para acompanhar: “Queijos mais suaves combinam bem com vinhos brancos aromáticos (como Sauvignon Blanc), enquanto queijos curados pedem tintos mais estruturados (como Cabernet Sauvignon ou Syrah). Espumantes também funcionam muito bem, pois limpam o paladar entre os sabores”.

E na hora da sobremesa?

Por fim, o especialista sugere que vinhos de colheita tardia (late harvest) seguem sendo excelentes opções para sobremesas à base de frutas ou doces mais leves. “Já os do Porto são ideais para doces mais intensos, como chocolate ou sobremesas com castanhas e caramelo”, finaliza.

Páscoa-chocolate-vinhos
Confira os vinhos que harmonizam com a sobremesa de Páscoa – depositphotos.com / urban_light

Editora-chefe das marcas Bons Fluidos, SportBuzz e Perfil Brasil. Acredita na Lei do Retorno e na (lenta) evolução do ser humano para um mundo melhor.