Papa Francisco não conduzirá missa de Páscoa, diz portal do Vaticano

O pontífice delegou a celebração da Missa do Domingo de Páscoa, que ocorre às 10h30 (5h30 no horário do Brasil), na Praça São Pedro, ao cardeal Angelo Comastri

papa-francisco
Papa Francisco – Reprodução/Youtube

Nesta quarta-feira (16), o portal ‘Vatican News‘ anunciou que o Papa Francisco – que teve alta em março após ter ficado internado por 37 dias em decorrência de uma pneumonia – não irá conduzir a missa de Páscoa no próximo domingo (20).

Publicidade

Saiba quem substituirá o Papa Francisco

De acordo com o órgão da Santa Sé, o pontífice delegou a função ao cardeal Angelo Comastri. A celebração da Missa do Domingo de Páscoa acontecerá às 10h30 (5h30, no Brasil), na Praça São Pedro. O Vaticano, no entanto, não informou se o religioso participará da tradicional bênção urbi et orbi’ ou até mesmo das cerimônias anteriores.

“Até o momento, não se sabe detalhes sobre a presença do Papa nas celebrações do Tríduo”, dizia o comunicado. Entretanto, em um anúncio do final de março, a Igreja Católica havia afirmado que a presença do pontífice iria depender do seu bem-estar. “Será necessário acompanhar a evolução da sua condição de saúde nas próximas semanas para avaliar sua possível presença nos ritos da Semana Santa, ressaltou à época.

Aparições recentes

No último final de semana, o religioso fez uma breve aparição na Praça de São Pedro, ao final da missa do Domingo de Ramos. Aparentando estar melhor e sem precisar da mangueira de oxigênio, o Papa Francisco cumprimentou os fiéis e ainda conseguiu parar um pouco para conversar com um grupo. “Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!”, falou com a voz ainda frágil.

Além disso, já nesta quarta-feira (16), o pontífice reencontrou a equipe médica do Hospital Gemelli que cuidou dele durante a internação de cinco semanas. Na ocasião, ele foi recebido com aplausos pelos profissionais e aproveitou o momento para agradecê-los. “Obrigado por tudo o que fizeram. Rezo por vocês. Por favor, façam isso por mim”, declarou.

Estado de saúde

Segundo um boletim, divulgado pelo Vaticano, o Papa Francisco deve permanecer em repouso na Casa Santa Marta até maio, enquanto realizaterapia farmacológica, fisioterapia motora e respiratória”, a fim de recuperar a voz. Ademais, as últimas participações do religioso em eventos públicos têm renovado a esperança dos fiéis, que seguem orando pela sua saúde.

*Texto feito sob supervisão de Helena Gomes

Publicidade