Soneca com café: truque de médicos promete te dar mais energia para trabalhar
Para a técnica, você só precisará de alguns minutos do seu dia, uma xícara de café e sono; veja o passo a passo e prepare-se para tirar um cochilo revigorante

Para a técnica, você só precisará de alguns minutos do seu dia, uma xícara de café e sono; veja o passo a passo e prepare-se para tirar um cochilo revigorante
Sabe quando bate aquele cansaço no meio da tarde, durante o trabalho, e você não consegue focar em mais nada? Hoje, vamos te apresentar uma possível solução, que viralizou no TikTok, usada por médicos e enfermeiros que fazem jornadas muito longas. Confira:
Se você gosta de café, já é meio caminho andado para fazer a soneca com café, e se estiver com sono, melhor ainda. Isso porque o método só precisa de uma xícara média de café, que caiba entre 100 e 200 gramas do líquido, e 20 minutos livres do seu dia. Nada mais, nada menos.
Primeiramente, tome sua dose de cafeína. Depois, programe seu celular para despertar daqui 20 minutos. Então relaxe e durma. Quando ouvir o despertador, acorde e tente se levantar rápido para não dar tempo de o corpo ficar mole e correr o risco de cair em sono profundo.
O tempo que você cochila é o suficiente para o efeito começar a surgir o seu corpo. “A cafeína leva cerca de 20 minutos para entrar na corrente sanguínea. Se você programar uma soneca nesse intervalo, acorda se sentindo renovado e energizado”, explicou a terapeuta clínica, Shelby Harris, à CNN.
Outro benefício desta técnica é o tempo de descanso. “Sonecas curtas ajudam a aliviar a fadiga sem te deixar grogue ao acordar. Sonecas longas, de 20 a 30 minutos, podem levar você à famosa inércia do sono”, afirmou o veículo de notícias.
O médico Myro Figura, por sua vez, detalhou que o maior benefício acontece na adenosina, uma substância do cérebro responsável por gerar o cansaço. A conta é simples, quanto mais adenosina acumulada durante o dia, mais sono você terá. O café bloqueia os receptores deste químico e a soneca ajuda a reduzir a quantidade do mesmo. Por isso, quando você acorda, tende a se sentir mais alerta se comparar com uma soneca comum.
Segundo os especialistas, os únicos cuidados a serem tomados são com a quantidade da bebida e o momento do dia. Com isso, não exagere no café, pois, de acordo com Harris, isso pode não te revigorar, e sim te deixar nervoso ou ansioso. Ademais, a profissional recomenda que escolha um horário cedo, como o final da manhã ou depois do almoço. “A cafeína pode ficar no seu sistema por várias horas, então uma soneca com café à tarde pode atrapalhar seu sono à noite. Isso pode criar um ciclo de sono ruim que é difícil de quebrar”, atestou ao site.
Por fim, se você adora um bom cafezinho preto ou até mesmo um cold brew, em São Paulo, está acontecendo a Coffee Week nesta semana. São vários estabelecimentos da capital que servirão combos exclusivos de R$ 14,90 e R$ 24,90 até o dia 27 de outubro. Para conhecer quais são as casas envolvidas e mais detalhes, visite o site https://coffeeweekbrasil.com.br/
Leia também: Quando o assunto é sono, a água é mais efetiva que o café; saiba porque