Publicidade

5 óleos essenciais para aliviar problemas ginecológicos, TPM e sintomas da menopausa

Veja a lista dos óleos essenciais indicados para o tratamento de problemas hormonais em mulheres

Veja como os óleos essenciais podem te ajudar a se livrar de problemas hormonais – Pexels

Os óleos essenciais podem ser usados ​​de muitas maneiras. Adicionar apenas algumas gotas ao banho pode ser uma ótima maneira de utilizá-lo, colocar um pouco em um aromatizador de ambientes ou apenas inalar o cheiro do frasco são excelentes maneiras de usufruir dos benefícios dos óleos essenciais. 

Publicidade

Toda mulher já teve ou vai ter problemas femininos, sejam eles relacionados à menstruação, como a TPM, ou aos hormônios, como a menopausa. Em alguns casos, estes problemas podem provocar inflamações no organismo e colaborar para o desenvolvimento de problemas ginecológicos, no entanto, a aromaterapia pode ser uma alternativa para aliviar os sintomas incômodos. 

+ VEJA TAMBÉM: Um óleo essencial para cada momento: saiba como estimular o desejo, ganhar pique, vencer a insônia e aliviar o estresse

Cada óleo essencial é conhecido por seus diferentes fins, alguns acalmam, outros ligam o estado de alerta, outros reduzem a dor, etc. No caso dos problemas hormonais e ginecológicos, alguns óleos essenciais têm um papel importante para a diminuição das inflamações e fornecem efeito analgésico que aliviam dores das cólicas e até melhoram o humor nos dias de TPM. Listamos abaixo 5 óleos essenciais que podem ajudar nós mulheres a viver melhor:

Hortelã-pimenta

Publicidade

O cheiro herbáceo e mentolado pode fazer maravilhas no combate ao enjoo menstrual. Muitas mulheres ficam enjoadas dias antes da menstruação vir e este óleo essencial pode ser um aliado para diminuir a sensação de náusea. 

Pimenta-preta

O vapor do óleo essencial de pimenta-preta tem propriedades terapêuticas que aquecem o corpo e melhoram a circulação sanguínea. Esta característica auxilia no alívio das cólicas menstruais. 

Publicidade

+ VEJA TAMBÉM: Aromaterapia e o reflorescimento: confira 3 combinações de óleos essenciais para a primavera

Lavanda

Este óleo essencial é conhecido por conta das suas propriedades calmantes, no entanto, quanto usado em prol da melhora dos problemas femininos, a lavanda ajuda no alívio do estresse provocado pela TPM e menopausa e ajuda a limpar acnes do rosto devido suas propriedades antibacterianas. Além disso, a lavanda possui propriedades antifúngicas que ajudam a tratar problemas ginecológicos, mas atenção porque você nunca deve inserir óleo essencial em sua vagina. 

Publicidade

Eucalipto

O eucalipto pode ser outro óleo essencial energizante graças às suas propriedades anti-inflamatórias. Este óleo essencial ajuda a combater alguns sintomas da TPM relacionados à inflamações como as cólicas, músculos doloridos e erupções cutâneas. 

Laranja Doce

Publicidade

Os aromas cítricos produzem sensação de alegria e foi demonstrado que o óleo essencial de laranja estimula a positividade. Este óleo essencial docinho é um excelente estimulante para aqueles dias que ficamos mais deprimidas e é ótimo utilizá-lo pela manhã para começar o dia com uma perspectiva positiva.