Publicidade

Anvisa autoriza vacinação para crianças de 5 a 11 anos com imunizante da Pfizer

Agência Nacional de Vigilância Sanitária comunicou nesta quinta-feira, 16, a autorização da distribuição e aplicação da vacina em as crianças brasileiras

Anvisa autoriza vacinação para crianças de 5 a 11 anos com imunizante da Pfizer (imagem ilustrativa de criança sendo vacinada no Chile) – Foto: Marcelo Hernandez/Getty Images

Os responsáveis pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizaram durante coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 16, a distribuição e aplicação do imunizante da farmacêutica americana Pfizer contra a covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. O veredito tão esperado possibilita que as crianças brasileiras possam se proteger de fato contra o coronavírus.

Publicidade

A decisão foi compartilhada após avaliação técnica enviada BioNTech, empresa que desenvolveu o imunizante em conjunto com a Pfizer, que enviou os dados da análise no dia 12 de novembro.

+++ Pfizer anuncia eficácia de medicamento contra o novo coronavírus

A aplicação da vacina contra a covid-19 entre as crianças de 5 e 11 anos será, porém, um pouco diferente. Ao contrário da dosagem aplicada em pessoas maiores de 12 anos, desta vez, as crianças receberão uma dose menor do imunizante, no caso, um terço da dose original.

Para diferenciar os frascos e facilitar a vacinação, os vidrinhos direcionados para os adultos terão cor roxa. Já os frascos destinados a crianças e adolescentes terão cor laranja, segundo informação da própria Pfizer.

Publicidade

+++ Estudo lista os 15 perfis brasileiros que falam sobre a pandemia mais influentes do Twitter em 2021

Gustavo Mendes, diretor-geral de Medicamentos da Anvisa, disse em reunião pública transmitida pela agência que a imunização em crianças em duas doses será eficaz na prevenção de casos graves da covid e consequentes óbitos.

O início da vacinação em crianças de 5 a 11 anos ainda não tem data no Brasil, sendo o Ministério da Saúde o responsável por organizar e divulgar o cronograma vacinal

Publicidade