Publicidade

Conheça algumas práticas inadequadas e que fazem mal à saúde na hora de higienizar alimentos, conforme pesquisa da USP

Práticas inadequadas na cozinha podem levar a casos e mortes por doenças transmitidas por alimentos (DTA)

Conheça algumas práticas inadequadas e que fazem mal à saúde na hora de higienizar alimentos, conforme pesquisa da USP – Foto de Ella Olsson no Pexels

Lavar a carne na pia, higienizar verduras apenas com água corrente e descongelar alimentos em algum cantinho da cozinha, em temperatura ambiente: esses são alguns hábitos que muitas pessoas possuem na hora de preparar uma comida ou guardá-la. Porém, essas práticas são consideradas inadequadas e perigosas para a saúde, podendo levar a casos e mortes por doenças transmitidas por alimentos (DTA), como aponta um estudo feito pelo Centro de Pesquisas em Alimentos da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP). 

Publicidade

A pesquisa foi feita com 5 mil brasileiros, e quando se trata do hábito de lavar carne na pia, cerca de 46% dos entrevistados afirmaram possuir essa prática no dia a dia. Já a lavagem de verduras apenas em água corrente correspondeu a 31,3% dos participantes, e 39,5% das pessoas descongelam alimentos em temperatura ambiente. 

Se interessou pelo assunto? Para saber mais, CLIQUE AQUI e leia a matéria completa no site da revista VIVA SAÚDE, paceira da BONS FLUIDOS.