Publicidade

Estudo comprova a eficácia de exercícios físicos no tratamento contra a ansiedade

Pesquisa chegou à conclusão de que para aqueles pacientes que praticavam exercícios físicos, houve uma melhora muito maior dos sintomas de ansiedade

Estudo comprova a eficácia de exercícios físicos no tratamento contra a ansiedade – Foto de Nathan Cowley no Pexels

Que os exercícios físicos são ótimos aliados para a saúde física, já é sabido, mas, a saúde mental é outro ramo que também se beneficia quando praticamos atividades regularmente. Foi o que um estudo feito pela Universidade de Gothenburg, na Suécia, e publicado na Revista Science concluiu.

Publicidade

Estudo comprova a eficácia de exercícios físicos no tratamento contra a ansiedade

Para chegar a essas conclusões, 286 pacientes foram recrutados para participarem da pesquisa. Eles foram aleatoriamente designados a três programas diferentes de exercícios em grupo, com o foco em treinamento cardiorrespiratório e de resistência. Essas pessoas já possuíam transtornos de ansiedade e o estudo durou 12 semanas, com diferentes intensidades. Em um grupo, as atividades eram vigorosas, em outro, moderadas, e, no outro grupo, as pessoas apenas recebiam orientações dos exercícios.

+++ Falece primeiro negro a vencer o Oscar de Melhor Ator, Sidney Poitier, aos 94 anos

Segundo o estudo, os pacientes dos grupos de exercícios mais ativos mostraram maiores melhorias nos sintomas de ansiedade e depressão em comparação às outras pessoas. 

Mesmo aqueles pacientes que se exercitavam de maneira mais moderada viram reduções nas crises de ansiedade, o que comprova a tese de que essas atividades ajudam a controlar essas doenças psicológicas. 

Publicidade

+++ O poder da alimentação: dieta rica em fibras aumenta resposta da imunoterapia contra câncer de pele

“Um programa de exercícios em grupo de 12 semanas se mostrou eficaz para pacientes com síndromes de ansiedade na atenção primária. Esses achados reforçam a visão do exercício físico como um tratamento eficaz e poderia ser disponibilizado com mais frequência na prática clínica para pessoas com problemas de ansiedade”, concluiu o estudo.

Publicidade