Publicidade

Fiocruz vê atual cenário da pandemia como promissor, mas alerta para cuidados

Em um boletim publicado na última quinta-feira, 24, a Fundação classificou o atual cenário da pandemia como ‘promissor’, mas alerta sobre as diferentes realidades do Brasil

Fiocruz vê atual cenário da pandemia como promissor, mas alerta para cuidados – Foto de Tima Miroshnichenko no Pexels

Nessa última quinta-feira, 24, a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no boletim do Observatório Covid-19, classificou o cenário atual da pandemia como bastante promissor em busca de um final — porém, destacou a gravidade das desigualdades no Brasil. Até mesmo em uma cidade, realidades diferentes foram criadas, situações que ajudam a fazer o vírus circular. As informações foram divulgadas pela Agência Brasil.

Publicidade

Fiocruz vê atual cenário da pandemia como promissor, mas alerta para cuidados

“Embora o cenário geral seja bastante promissor, tanto pela tendência de queda dos principais indicadores como pelo avanço na cobertura vacinal, além da chegada de medicamentos para o tratamento da covid-19, é importante sublinhar que a pandemia ainda não acabou”, explicam os pesquisadores da Fiocruz. Eles esclareceram que, enquanto houver descontrole dos indicadores em um único município, a pandemia não vai acabar. 

+++ Especialistas respondem 3 das principais dúvidas sobre beleza

A Fundação explicou que, com realidades diferentes, a pandemia agravou as desigualdades presentes no país. Por isso, não é possível pensar em estratégias tomadas, no Brasil inteiro e ao mesmo tempo. “É equivocado, portanto, pensar em estratégias homogêneas de recuo na provisão de leitos e insumos para unidades de média e alta complexidade, assim como reduzir a indução da testagem em massa e o desincentivo ao uso de máscaras no país como um todo.”

+++ Estudo mostra que exercícios podem ajudar idosos a reter memórias

Publicidade

Em relação ao Carnaval, a Fundação ressaltou a importância de manter os cuidados. O uso de máscaras e álcool em gel, atrelado ao distanciamento, ainda são fundamentais, principalmente nos próximos dias, em que pode haver grande concentração de pessoas em eventos.