Publicidade

Metabolismo rápido! Médico lista 8 hábitos e alimentos que aceleram o metabolismo

O médico Paulo Lessa separou algumas estratégias simples e também elencou alimentos que ajudam a deixar o seu metabolismo mais acelerado

Médico listou os principais hábitos e alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo – Unsplash/ Lawrance Aritao

Metabolismo é o processo responsável pela transformação das calorias em energia. Alguns fatores como envelhecimento, má alimentação, sedentarismo ou obesidade, por exemplo, podem deixar o metabolismo mais lento.

Publicidade

Por isso, quem quer perder peso e ter mais disposição precisa adotar alguns hábitos simples, além de incluir alguns alimentos que contribuem para acelerar o metabolismo. O médico Paulo Lessa elencou alguns deles:

Pratique exercícios físicos regularmente

Quanto mais músculos você tiver, mais rápido será seu gasto calórico. Mas segundo o profissional, os benefícios diretos dos exercícios físicos para o metabolismo vão muito além dessa relação. 

“Durante a prática de exercícios físicos, obviamente seu corpo gastará mais energia para se manter em movimento. Mas esse gasto não se restringe apenas à prática do exercício. Exercícios mais intensos, como bicicleta, corrida ou crossfit, aumentam em até 25% a taxa metabólica durante um período que se prolonga por até 15 horas”, completa. 

Publicidade

+++ ”Descascar mais e desembalar menos”! Nutricionista dá dicas para facilitar a introdução alimentar infantil

Dormir em média 8 horas por dia 

Segundo uma pesquisa publicada na Annals of Internal Medicine de 2004, apenas duas noites maldormidas já são capazes de alterar todo o metabolismo do organismo, aumentando um hormônio que causa fome (ghrelina) e diminuindo os índices da substância que inibe o apetite (leptina). Na prática, a pessoa acaba comendo até 20% a mais do que comeria se tivesse dormido bem.

Publicidade

“Além disso, não dormir bem reduz os níveis certos hormônios como testosterona e GH, principais responsáveis pela formação da musculatura e aumenta a produção do cortisol, o hormônio do stress, o que colabora com o acúmulo de gordura abdominal e catabolismo (perda de massa magra)”, completa Lessa.

Aposte em alimentos ricos em proteínas 

“Alimentos ricos em proteínas e pobre em gorduras, como ovos e peito de frango, fazem o organismo gastar mais energia no processo de digestão’‘, explica o médico. 

Publicidade

Beba café ou outros bebidas com cafeína

A cafeína é um estimulante do sistema nervoso central que pode acelerar o seu metabolismo em 5 a 8%, o que significa a queima de cerca de 90 a 170 calorias por dia.

+++ Nutróloga dá 4 receitas de sucos potentes para melhorar a imunidade e promover saúde

Publicidade

“Além de café, chá verde, chá mate e chá preto são bebidas ricas em cafeína. Só cuidado com o exagero, que pode prejudicar a saúde”, aconselha. 

Beba água

Um estudo alemão de 2003 mostrou que o metabolismo tanto de homens quanto de mulheres acelerou 10 minutos após beber água – chegando no auge metabólico cerca de 30 ou 40 minutos depois.

“De qualquer forma, é aconselhável beber no mínimo dois litros de água por dia, pois ela ajuda na desintoxicação do organismo, na regulação corpórea e no bom funcionamento do intestino.”

Uma pesquisa publicada no periódico American Journal of Clinical, descobriu que os participantes do estudo que consumiram alimentos com grãos integrais, dentro da dose diária de fibra recomendada, perderam quase 100 calorias a mais por dia do que os que se alimentaram com a versão refinada. 

“Os grãos integrais têm nutrientes e carboidratos complexos, que aceleram seu metabolismo e estabilizam os níveis de insulina”, explica o médico. 

Pimenta 

“A pimenta faz com que o corpo aumente a produção de calor e queime mais energia. Além disso, ela estimula a produção de certos hormônios que aceleram a frequência cardíaca e o metabolismo”, pontua. 

Canela

A canela contribui com o aceleramento do metabolismo porque tem a capacidade de aumentar a temperatura corporal.

Gengibre

“Assim como a canela, o gengibre tem substâncias termogênicas que aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e a queima de gordura”, completa.