Publicidade

Não jogue no lixo! Entenda porquê você deve consumir semente de mamão sempre que possível

Além de consumir a polpa do mamão, não desperdice as sementes desta fruta rica em nutrientes e muito saudável

Saiba os benefícios da semente de mamão e não desperdice mais – Pexels/ Linda Prebreza

O mamão está presente na mesa de muitos brasileiros, no entanto, alguns acabam deixando de consumir uma parte importante por conta da falta de conhecimento. Assim como a polpa, a semente de mamão é rica em nutrientes e, ao contrário do que alguns acreditam, ela é comestível e não é indigesta — ela inclusive melhora a digestão. 

Publicidade

As sementes de mamão acabam indo para o lixo na maioria das vezes e levando consigo muitos nutrientes que são desperdiçados. Saiba abaixo os principais motivos para você parar de jogar essas sementes fora e conheça seus benefícios à saúde.

+++ Pesquisadora descobre que fruto amazônico pode substituir óleo de Palma e aliviar desmatamento de florestas

Valor nutricional da semente de mamão

De acordo com a Pharmeasy,100 gramas de sementes secas de mamão fornecem:

Publicidade
  • 558 calorias de energia;
  • São ricos em proteínas, gorduras e fibras;
  • Contêm vitaminas e minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, zinco, etc;
  • Ricas em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico. Eles também contêm polifenóis e flavonóides que são antioxidantes poderosos.

Benefícios à saúde

Ajuda a perder peso

As sementes de mamão são ricas em fibras que mantêm nossa digestão no caminho certo, ajudando assim na remoção de toxinas de nosso corpo. Eles também ajudam a regular nosso metabolismo e impedem que nosso corpo absorva gordura, prevenindo o sobrepeso. 

Publicidade

Ajuda a diminuir o colesterol

As sementes de mamão são ricas em ácidos graxos monoinsaturados, como o ácido oleico. Esses ácidos graxos regulam os níveis de colesterol reduzindo o colesterol ruim.

+++ Dê um boost na imunidade: especialista lista os melhores alimentos para a defesa do organismo

Publicidade

Previne o câncer

As sementes de mamão contêm polifenóis que são antioxidantes poderosos. Eles impedem nosso corpo de diferentes tipos de câncer. As sementes também contêm isotiocianato, que inibe a formação e o desenvolvimento de células cancerígenas.

Proteção contra radicais livres

Publicidade

As sementes de mamão são ricas em polifenóis, flavonóides, alcalóides, taninos e saponinas. Eles são antioxidantes fortes. Os antioxidantes protegem o corpo dos danos dos radicais livres, protegendo-nos de uma variedade de doenças.

Proteção contra bactérias

As sementes de mamão protegem nosso corpo de bactérias como Staphylococcus aureus, Shigella dysenteriae, Salmonella typhi, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli etc.