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Quer começar bem o dia? Nutri lista opções de café da manhã e shots matinais que melhoram o desempenho

A nutricionista Sol Meneghini ressaltou a importância de um café da manhã nutritivo para o bem-estar e desempenho intelectual

Bons Fluidos Publicado quarta 16 junho, 2021

A nutricionista Sol Meneghini ressaltou a importância de um café da manhã nutritivo para o bem-estar e desempenho intelectual
Nutricionista listou alimentos fundamentais no café da manhã - Pexels

Um dos segredos para ter um dia cheio de produtividade e bem-estar é apostar em um café da manhã saudável. Apostar em uma alimentação equilibrada, além de trazer benefícios para o físico, também aumenta nosso desempenho em todas as áreas, inclusive no intelectual.

A nutricionista Sol Meneghini traz dicas de como montar um café da manhã nutritivo: “O café da manhã é uma refeição importante. Mesmo sem fome, é recomendado iniciar o dia pelo menos com uma bebida como suco, leite ou iogurte líquido e depois fazer uma refeição que garanta todos os nutrientes e a energia necessária para começar o dia”.

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Ela indica algumas opções de alimentos para essa refeição:

- Boas combinações são: pão integral ou de fermentação lenta com queijo minas e um copo de suco de laranja;
- Granola com um iogurte natural desnatado e pedaços de maçã ou banana-prata; 
- Café com ou sem leite desnatado, pão integral de cereais com um pouco de manteiga e uma pera; 
- Cereais integrais com frutas misturadas e bebida de amêndoa;
- Torradas integrais com uma vitamina de morango de bebida de soja.

A profissional também ensina como fazer shots matinais para dar aquele boost de energia no organismo:

- Shot matinal termogênico: misture 30 ml de água com uma colher de sopa de vinagre de maçã, uma colher de café de canela em pó e uma pitada de gengibre ralado;
- Shot matinal da imunidade: suco de 1 limão, 15 gotas de própolis e 15 g de glutamina;
- Shot matinal anti-inflamatório: 20 ml de água, 1 colher de sopa de vinagre de maçã e 1 colher de café de cúrcuma em pó.

Para quem toma o café da manhã e faz musculação na sequência, essa refeição deve fornecer mais disposição para evitar o desgaste muscular. “Por isso, é importante acrescentar alimentos como mel, presunto de frango, ovo cozido, mingau de aveia e geleia de fruta, por exemplo.”

Além disso, pessoas que não tomam café da manhã devem passar a adotar esse hábito, segundo a especialista. Passar o primeiro momento do dia com o estômago vazio pode trazer, inclusive, prejuízos para a saúde.

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“Pular o café da manhã, que seria a primeira refeição do dia, está ligado a um maior risco de ter pressão alta e doenças cardíacas. Isso acontece porque quem pula refeições normalmente não tem uma alimentação saudável e não segue uma dieta equilibrada, o que faz com que ocorra aumento da gordura e do colesterol no organismo”, acrescenta.

No fim das contas, a simples prática de tomar um bom café da manhã pode transformar totalmente a nossa rotina.

“É bom repensar os hábitos e a rotina da manhã, pois eles influenciam diretamente nosso bem-estar, disposição e produtividade. Por isso, logo nos primeiros minutos do dia, é essencial tomar um café da manhã reforçado e também praticar alguma atividade física”, completa.

Último acesso: 30 Nov 2021 - 12:02:07 (1045156).