Publicidade

Somatização: conheça 7 dores físicas que podem estar ligadas ao seu emocional 

Saiba como alguns problemas emocionais podem provocar sensações físicas terríveis

Veja como suas emoções afetam seu corpo e provoca sensações físicas – Pixabay

Os distúrbios somatinformes ou a somatização é uma condição bastante comum em pessoas que possuem maior sensibilidade biológica às emoções e caracteriza-se pela manifestação de sintomas físicos provocados pelo estresse, ansiedade, depressão entre outros transtornos psicológicos. 

Publicidade

Acredita-se que o corpo reage através de dores e outras sensações físicas para se proteger de picos emocionais intensos, no entanto, este fenômeno ainda é estudado desde séculos e envolve muita incerteza sobre suas explicações. 

Pessoas que somatizam manifestam sintomas físicos fortes como dores ligadas aos sistemas digestivo e nervoso, no entanto, quando vão ao médico e realizam exames, não conseguem identificar nenhum problema de saúde relacionado a estes sintomas.

A causa destes sintomas, pode ser muitas vezes, a conexão entre mente e corpo que são observadas claramente, por exemplo quando se aumenta a hiperventilação e diarreia ao sentir medo ou quando enrijecemos os músculos ao sentir raiva, ao eliminarmos lágrimas quando estamos tristes e outras manifestações físicas dos sentimentos.

Vale ressaltar que mesmo que haja indícios de que estes sintomas são psicológicos é sempre importante ir ao médico e realizar exames para ter um diagnóstico mais preciso. 
 

Publicidade

Veja abaixo 7 dores físicas que podem estar sendo provocadas por picos de emoções:
– Dor de Cabeça:
 pode ser um indicativo de que você está sob pressão e em um momento difícil de tomada de decisão. 
– Dor de gargante: pode ser causada por problemas relacionados à falta de perdão. 
– Dor nos ombros: pode indicar que você está exercendo muitas responsabilidades, ou melhor, “carregando o mundo nas costas”. 
– Dor no estômago: pode indicar que você está passando por um período de muito nervosismo. 
– Dor lombar: pode ser motivado pela sensação de solidão e falta de apoio emocional. 
– Dor nas articulações: pode ser causada por sentimento de raiva acumulada
– Dor nas costas: pode indicar que você está se sentindo culpado por alguma atitude. 

 

Como tratar: 

Publicidade

Após realizar exames para identificar que estes sintomas não estão sendo causados por uma doença fisiológica, é necessário procurar um terapeuta para tratar a raiz destes sintomas: as emoções. 

Medicinas alternativas como acupuntura, shiatsu e hábitos de estimule o controle das emoções como a meditação também pode ser eficazes no tratamento das sensações. 

Publicidade