comportamento   / Cuidado com os pequenos

5 maneiras de ensinar seu filho a ter paciência e esperar com calma pelas coisas

As dicas são de Zena Eisenberg, especialista em educação infantil e professora da PUC-Rio

Redação Bons Fluidos Publicado quinta 9 julho, 2020

As dicas são de Zena Eisenberg, especialista em educação infantil e professora da PUC-Rio
Seu filho tem dificuldades em entender 'como o tempo passa?' - Pixabay

Normalmente, crianças têm dificuldades em entender como o tempo passa. Uma ano, na cabeça dos pequenos, pode parecer uma hora, ou vice-versa.

E como fazer para os filhos entenderem a diferença entre eles? Como fazer para as crianças compreenderem a passagem do tempo? Zena Eisenberg, especialista em educação infantil e professora da PUC-Rio, deu algumas sugestões em uma entrevista para a revista Crescer para os pais conseguirem auxiliar nesse processor.

1) Promova um dia da pizza especial

Permita que a criança vivencie todos os processos para fazer uma pizza ou um pão, por exemplo, que são alimentos que ela, normalmente, já encontra prontos.

É importante ela entender que desde comprar os ingredientes até a massa assar, muitas coisas precisam ser feitas e leva tempo! É preciso dedicação, planejamento, trabalho e paciência. "Seu filho não só vivencia o processo, como vê o resultado concreto", explica Zena.

2) Plante um pé de feijão com seu pequeno

Ainda que a criança não consiga entender totalmente o processo de crescimento das plantinhas, a partir dos 3 anos ela já é capaz de acompanhar e de ansiar pela evolução dela. A especialista no assunto pediu para que os papais chamem a atenção dos filhos para dois pontos importantes:

1) Formação de raízes, aparecimento do broto, das folhas... O crescimento, em geral;

2) Os cuidados que ela precisa para se manter forte: regar, deixar no sol, colocar mais algodão, etc.

3) Crie um calendário divertido e informativo

A partir dos 2 anos de vida, a criança já começa a contar, então é interessante montar um calendário com os principais acontecimentos do ano (feriados e aniversários importantes - com fotos, para ficar mais divertido) e permitir que ela acompanhe 'quanto tempo falta para cada data'. Os quadrados em branco vão indicar os dias faltantes e, apesar de não saber quantificar com precisão, ela vai entender que é bastante tempo.

4) Desmonte objetos

Ao desmontar um relógio, por exemplo, ou um brinquedo mais antigo, seu filho poderá começar a entender que eles funcionam por mecanismos. Isso é importante para que ele tenha noção de que cada coisa tem o seu papel e que tudo funciona, se cada peça estiver no seu lugar, trabalhando em conjunto com as outras. Isso dará a oportunidade dele entender que algumas coisas são mais complexas do que ele imaginava.

5) Tire do seu vocabulário aquela frase:"É rapidinho"

Zena Eisenberg explicou que a criança precisa de medidas concretas, ditas em uma linguagem inteligível para o universo delas. E o que isso quer dizer?

Quando seu filho quiser brincar enquanto você cozinha ou assiste a um filme, não diga frases como "já, já eu vou" ou "espere só um pouquinho". 

Troque essas 'muletas' por frases semelhantes a: “Vou demorar dois episódios do Peppa Pig” ou “Você precisa esperar o tempo do Frozen”. Elas darão uma dimensão mais precisa para a criança.

 

É importante entender que nenhuma dessas dicas funciona como uma fórmula mágica. Elas apenas introduzirão, de uma forma divertida e leve, ao universo da criança uma leve noção da passagem do tempo.

Último acesso: 02 Dec 2020 - 15:04:55 (1043031).