Publicidade
Papa Francisco caracteriza fake news sobre covid-19 uma violação dos direitos humanos – Foto: Giulio Origlia/Getty Images

Nesta sexta-feira, 28, o Papa Francisco discursou sobre a disseminação das fake news, ou notícias falsas, e a desinformação sobre a covid-19 serem uma violação dos direitos humanos, principalmente para com os mais favorecidos.

Publicidade

“Estar informado corretamente, ser ajudado a entender as situações com base em dados científicos, e não em notícias falsas, é um direito humano […] Informações corretas devem ser garantidas sobretudo aos que têm menos, aos mais vulneráveis.”, disse o Pontífice.

+++ Cidade do Ceará que vacinou todos os adultos não tem morte por COVID há 7 meses

A catholicfactchecking.com, consórcio de mídia católico cujo objetivo é “esclarecer notícias falsas e informações enganosas” sobre a imunização contra a covid-19, foi o veículo para quem o Papa Francisco proferiu o discurso. Vale lembrar que algumas mídias católicas de extrema-direita e negacionistas vem espalhando entre os fiéis notícias falsas sobre a doença pandêmica.

“As notícias falsas devem ser refutadas, mas as pessoas devem sempre ser respeitadas porque muitas vezes aderem inconscientemente a elas”, finalizou o Pontífice.

Publicidade

+++ ”O mundo está acelerado demais”; Padre fala sobre a necessidade de olhar mais para as pessoas, em vez de objetos

Papa aconselha pais de crianças homossexuais a oferecer apoio aos filhos sem ‘condenação’

Nesta última quarta-feira, 26, o Papa Francisco proferiu durante audiência com fiéis no Vaticano que os pais de pessoas homossexuais devam abolir o comportamento de condenação para com seus filhos, aceitar, respeitar e acolher a orientação sexual dos mesmos.

+++ Luciano Szafir fala sobre ter pegado covid-19 pela terceira vez e divulga projeto que ajuda pessoas com sequelas da doença

Publicidade

“Pais que veem orientações sexuais diferentes nos filhos, lidem com isso e acompanhem os filhos, e não se escondam no comportamento de condenação […] A esses pais, eu digo que não se espantem […] Nunca devem condenar um filho”, disse o Pontífice.

A fala do Papa, na verdade, ocorreu de maneira espontânea enquanto o líder religioso proferia um discurso sobre as dificuldades da paternidade. Aceitar a orientação sexual de um filho fará com que a relação entre ambos seja mais próxima e saudável.

Publicidade