Publicidade
Ensinamentos do budismo que ajudam a levar uma vida mais calma – Freepik

Trazido ao Brasil por imigrantes japoneses no século XX, o budismo é uma filosofia milenar indiana, fundada com base nos ensinamentos de Sidharta Gautama, popularmente conhecido como Buda.

Publicidade

As palavras de Buda transmitem sabedoria e inspiração e não apenas os seguidores do budismo podem tirar proveito delas. Qualquer um pode levar uma vida mais tranquila com as reflexões deste grande mestre.

De acordo com essa filosofia, pensar de maneira mais positiva manda os problemas para longe e é isso que queremos propor para você hoje!

Um jarro enche gota a gota

Assim como um jarro se preenche gota a gota, a virtude é alcançada por meio da paciência. O crescimento espiritual ou a transformação interna não acontecem do dia para noite. Cada pessoa precisa de um tempo para realizar ou compreender algo. 

Publicidade

Nunca se julgue pelo tempo que você demora! Só continue dando o seu melhor até que seu interior seja preenchido e consolide sua transformação interna.

Não busque no mundo o que está dentro de você

O ensinamento de Buda diz que o caminho para solucionar os problemas sempre está no coração. A solução almejada está dentro de cada um de nós. Antes de procurarmos as respostas para as situações difíceis em outras pessoas, devemos olhar para dentro. Sem julgamentos. Analisando medos, desejos, amores, dores… Esse é o primeiro passo para a transformação espiritual

Publicidade

Sua saúde mental reflete na saúde física e você é o responsável por mantê-la bem

Uma mente que vibra pensamentos negativos e rancorosos afeta a saúde do corpo. Essa teoria já foi estudada e confirmada por estudiosos ao redor do mundo. 

Não permita que eles controlem a sua mente! Se esforce diariamente para vibrar amor, alegria e gratidão. Dessa maneira, é possível que dores físicas sejam curadas e você se sinta mais leve para trilhar seu caminho de desenvolvimento espiritual. 

Publicidade

Ódio não se combate com ódio

Diferente do que pregou a lei de talião (ou lei de retaliação), que foi criada na Mesopotâmia, Buda nunca concordou com a expressão ‘olho por olho, dente por dente’. Ou seja, para ele, o mal não deve ser revidado.

Até porque, quando alguém alimenta o ódio, esse sentimento se propaga entre as pessoas até voltar para quem o vibrou. E quem sofre com isso, de maneira geral, é o mundo, porque a conexão entre todos os seres vivos permite que todos sejam afetados pelas mesmas energias — nesse caso, do medo e do ódio.

Publicidade

Portanto, revide as situações negativas com amor e empatia. 

Vibre positivamente pelas vitórias dos outros

A inveja, normalmente, aparece de forma silenciosa, mas se não for combatida a tempo, instala-se na mente para controlar as atitudes, desejos e emoções — como vimos em tantas guerras ao redor do mundo.

Sabendo disso, então, troque a inveja pela alegria! Alegre-se pelas conquistas dos outros e inspire-se nelas para realizar os seus próprios desejos. “Fico feliz pela vitória dessa pessoa, porque isso mostra que também posso ser vitorioso”, deve ser o pensamento.

Ao ter alegria pelas realizações que não são suas, no futuro você sentirá a mesma felicidade de vitória.