Óleo essencial de alecrim pode combater infecções e mudar quadro emocional de pessoas doentes

Essa erva aromática pode ainda atuar no sistema circulatório e na flacidez do rosto; Veja!

Redação Bons Fluidos Publicado sexta 3 abril, 2020

Essa erva aromática pode ainda atuar no sistema circulatório e na flacidez do rosto; Veja!
Óleo essencial de alecrim atua no sistema circulatório - pxhere

O alecrim é muito usado como um tempero culinário. Quem não ama um peixinho, ou até mesmo uma batata assada com sal grosso e o aroma desta erva? Ela é deliciosa!

Mas o que muitas pessoas não sabem é que ela tem grandes vantagens quando usada na aromaterapia. O óleo essencial de alecrim fortalece o sistema circulatório, ajuda no crescimento capilar, pode ser usado no tratamento de celulites, é benéfico para a memória e tem propriedades capazes até de melhorar o emocional de quem está doente ou tristinho.

Reunimos aqui algumas dicas de como preparar esse óleo e para que usá-lo. Confira!

COMO FAZER

INGREDIENTES

2 ramos secos de alecrim

Óleo de base (óleo de coco, de amêndoas, azeite, etc)

Pote de vidro

No pote, coloque o alecrim e o óleo, tampe, agite levemente e leve para um lugar escuro (onde ele deverá ficar por, mais ou menos, duas semanas).

Em seguida, coe e coloque novamente no frasco. 

É importante saber que o óleo precisa estar diluído em um pouco de água antes de ser aplicado na pele, porque ele pode queimar. 

Além disso, a orientação é que crianças, grávidas, pessoas com pressão alta, problemas digestivos e mulheres em período de amamentação não usem o óleo essencial.

BENEFÍCIOS

1) Combate infecções

O óleo de alecrim pode ser utilizado como um antibiótico natural. Ele auxilia no tratamento de infecções urinárias e gastrointestinais, mas alguns estudiosos alertam que ele não dispensa 100% a necessidade do acompanhamento médico. 

O alecrim também é usado para combater alguns vírus e aumentar o sistema imunológico. Para as infecções, recomenda-se que ele seja usado da seguinte maneira: coloque o óleo em uma xícara com água fervendo e inale por alguns minutinhos (poucos). Em caso de acnes, por exemplo, ele pode ser aplicado diretamente no foco da ferida -- desde que seja diluído em água ou em óleo antes.

2) Melhora a circulação

Ele atua no sistema circulatório, músculos e articulações, estimulando a oxigenação no local e fortalecendo a musculatura e a pele. Pode ser usado durante o banho, preferencialmente, de manhã. 

3) Ajuda na concentração

Sabe aquele dia que você não consegue se concentrar direito no trabalho? Principalmente nesses dias de home office? Então, sentir o aroma do óleo de alecrim pode solucionar o seu problema. 

Além disso, ele atua também no quadro emocional das pessoas doentes e entristecidas.

4) Rejuvenescimento facial

O alecrim é antioxidante e ajuda a reduzir alguns danos comuns da pele, como rugas e manchas; e é também capaz de estimulara produção do colágeno no corpo, impedindo a flacidez da pele.

A dica é diluir um pouquinho do seu óleo de alecrim e água e passar uma dose pequena no rosto, em movimentos circulares. Para remover, molhe uma toalha na água morna e tire o excesso.

A mesma dica serve para o tratamento de gorduras localizadas e áreas com flacidez! 

(Consulte um dermatologista para saber se você pode utilizá-lo para esses fins).

5) Ajuda na autoconfiança

Na terapia holística, o alecrim é usado como um ingrediente que promove a transformação e ajuda na tomada de decisões. O óleo essencial é usado para trazer a autoconfiança, firmeza, segurança nas decisões e energia para atingir objetivos.

Último acesso: 10 Jul 2020 - 09:29:13 (1042502).