Publicidade
As mandalas são ferramentas importantes para o processo de concentração – Pixhere

Se você está buscando implementar uma atmosfera mais relaxante nos ambientes de sua casa, as mandalas são uma excelente opção. 

Publicidade

As mandalas foram criadas na Índia em uma época milenar e suas principais características são as formas geométricas coloridas, que segundo seguidores das filosofias indianas e budistas, significam a dinâmica relação entre o homem e o cosmo, além de representar o símbolo de cura e espiritualidade. 

Seu efeito um tanto quanto psicodélico e cheio de simetrias desencadeiam concentração e curiosidade em quem as observa e em termos de artes plásticas, as mandalas causam um impacto visual positivo nos ambientes. 
+ VEJA TAMBÉM: A Flecha Envenenada: parábola budista fala sobre o ‘maior erro humano’ e permanece atual mesmo depois de anos

Este foi um dos motivos pelos quais muitas pessoas adotaram as mandalas como um item decorativo em suas casas, por isso, elas estão presentes em tapetes, em pinturas ou penduradas nos quintais das casas, no entanto, além da estética, as mandalas provocam uma sensação de relaxamento nos ambientes, isso explica o motivo pelo qual a cultura indiana as utiliza em espaços considerados sagrados. 

Além de seus efeitos visuais, as mandalas se tornaram uma ferramente importante para ajudar quem sofre com a desconcentração durante a meditação. Do ponto de vista psicológico, as formas geométricas presentes nas mandalas despertam a concentração no inconsciente e colaboram para o processo de desconexão com o mundo material.

Publicidade

Quando foram criadas, elas eram feitas com giz estampadas em paredes de locais de meditação para seguidores da cultura budista tibetana e seu processo de criação envolvia um ritual sagrado. Já para os povos originários americanos, a mandala passou a ser criadas de forme caseira com a finalidade de se tornar uma ferramente para afastar más energias e espíritos malignos.  

 

Publicidade